O Início Do Nível “Humano”

571.04Pergunta: Seria errado tratar uma pessoa apenas como um corpo proteico. Por que fomos originalmente criados de modo que haja dois níveis em nós: “animal no homem” e “homem no homem”?

Resposta: O fato é que nos desenvolvemos há milhares de anos. Mas esse desenvolvimento em nós é, em geral, primitivo. Veja do que a mídia está cheia hoje.

Não sabemos como criar filhos. Não vejo que um bom mundo tenha sido preparado para eles. Por que não podemos fazer isso? Afinal, somos humanos!

Mas somos piores do que animais. Os animais tentam equipar a si próprios e a seus filhos o máximo possível. Nós criamos deliberadamente um mundo desconfortável, inconveniente e inseguro para nossos filhos e geralmente não sabemos o que acontecerá amanhã. Nós, pais, estamos preparando más condições para a próxima geração. Isso é racional?

Pergunta: Mas você diz que no homem tudo é inerente à natureza, ele é completamente controlado por ela. Então, a natureza nos leva a tomar essas ações irracionais?

Resposta: Claro. A natureza impele a pessoa a ações irracionais para levá-la ao entendimento de que precisa fazer algo consigo mesma, com o meio ambiente e com a natureza que a domina e a leva à autodestruição.

É aqui que o nível “humano” começa na pessoa. Quando ela perceber que sua natureza é má, que é governada por forças do mal, ela começará a se perguntar: “Por quê? Para que? Por que tudo está organizado dessa forma? Qual é o significado da minha existência? Afinal, é inútil, imperfeita. Eu, pessoalmente, não a projetaria dessa forma para meu filho ou neto”.

Esse sofrimento e essa consciência se acumulam em nós de geração em geração e nos levam ao entendimento de que precisamos entender esta vida, precisamos fazer algo com ela. As pessoas começam a se envolver com terrorismo, usar drogas, se divorciar e desmembrar famílias, não conseguem criar nada. Mas tudo isso está acumulando um sofrimento que acabará por levar à necessidade de encontrar uma solução verdadeira.

De KabTV, “Close-Up. Centauros”