Nenhum Motivo Para Ficar Ofendido

960.2Pergunta: Muitas pessoas nos escrevem dizendo que levam uma vida sentindo-se ofendidas por diversos motivos. Existem pessoas que não conseguem perdoar seus pais por terem destruído seu casamento. Os professores ficam ofendidos com alunos ingratos. Os pais não perdoam seus filhos que os abandonaram.

De acordo com alguns psicólogos, tudo se enquadra em categorias específicas, e eles explicam três razões principais para se sentir insultado e as implicações desse sentimento. Eles dizem que se você for uma pessoa inteligente, você pode controlar esse sentimento, e eles explicam como você pode fazer isso. Qual é a sua atitude em relação à sensação de estar sendo insultado?

Resposta: Eu nunca fico ofendido por ninguém porque conheço a natureza humana, e quanto melhor eu conheço a natureza humana, melhor sei que não há ninguém com se ofender. Os Cabalistas dizem que se você se ofender por alguém: “Vá e diga ao artesão que me fez”, vá ao Criador que me fez do jeito que sou.

Pergunta: Esta é uma atitude séria?

Resposta: Não se trata de ser séria ou não – é a verdade. De onde podem vir os pensamentos, sentimentos, atributos ou ações de uma pessoa? Não há nada nela que seja dela. Ela está simplesmente totalmente encerrada no que a natureza faz com ela, o que significa o Criador.

Pergunta: Este é um estado sublime. Se voltarmos para uma pessoa terrena comum, por exemplo, pais cujos filhos não ajudam e os abandonaram ou alguém que traiu seu amigo, como alguém pode lidar com tais emoções? Você disse que se você entende a natureza humana, é possível não ficar ofendido de forma alguma.

Resposta: Verdade. Isso é o que você deve fazer e assim você é realmente um ser humano. Você está totalmente do lado da outra pessoa.

Pergunta: Da pessoa que o machucou?

Resposta: Daquela que o machucou. Não estou falando apenas sobre ser ferido. Eu acredito que precisamos atingir um tal nível em nosso desenvolvimento em que você comece a entender que todas as outras pessoas ao seu redor são como fantoches em uma corda e que o Criador as controla para que você se corrija em relação a elas e seja capaz de justificá-las e desejar-lhes tudo de bom.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 29/11/21

Comente