Milagres Bíblicos: Mito Ou Realidade?

514.02Comentário: Parece que os milagres descritos na Torá são contra as leis da natureza. Essas são coisas sobrenaturais. O mar pode se separar? Claro que pode haver marés, mas não tanto.

Minha Resposta: No entanto, às vezes algo acontece em algum lugar. Não há necessidade de buscar todo tipo de explicação, como se isso fosse uma condição ou incidente natural. Claro, não foi natural uma vez, mas aconteceu. Poderia ter acontecido.

No entanto, não estou interessado no mar em si ou em como um grupo de judeus caminhou ao longo do mar Vermelho. Estou interessado no significado interno do que está acontecendo. Eles passaram a fronteira exatamente entre a terra do mal e a terra do bem, entre o Egito e a terra prometida.

Portanto, a travessia do Mar Vermelho, as dez pragas egípcias e todo o resto não são fenômenos sobrenaturais. Eles simplesmente aconteceram dentro da estrutura de nosso mundo em um determinado momento.

Mas, em princípio, toda a Torá fala sobre algo completamente diferente – como tudo isso acontece dentro de uma pessoa. A Torá geralmente fala apenas sobre o mundo interior de uma pessoa. Egito, Faraó, Moisés, o deserto e o Monte Sinai, tudo isso está dentro de uma pessoa, em suas experiências, realizações, descidas e subidas espirituais.

Portanto, não tento puxar toda a história bíblica pelas orelhas e tentar, como um diretor de teatro, incorporá-la no palco.

Comentário: Mas se essas ações aconteceram, tudo o mais que está escrito lá também é verdade. Afinal, a pessoa quer saber se isso é verdade ou não.

Minha Resposta: Não estou tentando provar isso baixando a Torá de seu nível espiritual para um nível material.

Pergunta: Então qual é a verdade para você do que está escrito aí?

Resposta: O fato é que eu mesmo posso elevar-me a este grau e alcançá-lo, realizar essa ação de uma forma espiritual, em minha visão interior, e não para que seja incorporada novamente na travessia do Mar Vermelho quando suas águas se separaram.

Pergunta: Então, para você, um milagre é a saída do Egito (egoísmo), quando uma pessoa vai além de seus pensamentos e desejos egocêntricos?

Resposta: Exatamente este é o milagre.

Pergunta: Não é que alguns eventos aconteceram lá ou poderiam ter acontecido?

Resposta: Não importa se eles poderiam ter acontecido ou não. Para mim, toda a história da Torá é a história de uma ascensão espiritual interior de uma pessoa do grau de egoísmo ao grau de doação e amor ao próximo.

De KabTV, “Estados Espirituais” 30/11/21

Comente