Desista Do Paradigma Atual

228Comentário: Baal HaSulam escreve que qualquer estado é dado a nós a fim de percebermos seu mal, sua finitude, e passarmos para um novo estado. Ele diz que a Cabalá foi projetada para ajudar uma pessoa a passar rapidamente de um estado para outro, percebendo o estado anterior como maligno.

Minha Resposta: Certo. Imagine: agora devemos assumir a compreensão do mal do estágio atual, que temos, por assim dizer, elaborado e ascender ao próximo estágio. Isso significa abandonar completamente o paradigma em que estamos agora.

Como podemos fazer isso? Temos que passar por um sofrimento tremendo para escapar dessa etapa. Em outras palavras, devo garantir que nem a família, nem a arte, nem a ciência, nem as profissões, nem as relações entre as pessoas e, o que é mais importante, a relação de uma pessoa com a natureza e consigo mesma, funcionem mais dessa forma. Tudo isso está em crise.

Mas essa crise ainda é insuficiente, podemos vê-la em seu curso lento. Tentamos obscurecer, atrasar, dizer: “Nada disso existe realmente”, e brincar dentro dele. Imagine quantas décadas ainda podemos arrastar neste caso.

Esse quadro vai piorar, e sempre vamos nos alimentar de algum tipo de analgésico e dizer que nem tudo é tão assustador. Pense só, as pessoas se divorciam, os filhos deixam a família e queremos nos devorar vivos. Pense bem, não existe mais ciência ou cultura, a pessoa vive com medo.

Ou seja, para sair desse estado e ver o próximo, precisamos percebê-lo como mal.

De KabTV, “Close-Up. A Ilha de Fogo”