“Como O Universo Começou?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como O Universo Começou?

Tudo começou com o desejo de doar.

O desejo de doar é a base da criação. Nesse desejo, um desejo oposto começou a surgir, o desejo de receber, que é o início da criação.

O desejo de receber existe a fim de enfatizar o desejo de doar.

Onde está o desejo de doar? Por que não o sentimos?

Não podemos descobrir o desejo de doar sozinhos. Se desenvolvermos um desejo de doar, podemos descobrir esse desejo, e sua revelação é chamada de “a revelação do Criador” ou “revelação da força superior”. Ou seja, o desejo de doar é a força inicial que existia no universo, e o desejo de receber, que é a nossa força (a substância da criação), é secundário.

Em termos de se nosso universo tem ou não um ponto de partida, a sabedoria da Cabalá afirma que não há começo nem fim. Nosso desejo determina o lugar.

Podemos literalmente viajar para a frente e para trás no eixo do tempo. Uma vez que tudo o que existe é o desejo de doar, e nosso desejo egoísta se forma dentro do desejo de doar, então temos a capacidade de pensar e desenvolver o ponto do desejo de doar a partir de nosso desejo egoísta. Podemos progredir no sentido de nos adaptarmos ao desejo geral de doar, chamado de “o Criador”, e no final do nosso desenvolvimento egoísta, é isso que iremos descobrir.

A viagem no tempo é, portanto, possível mudando nosso desejo. Podemos mudar nosso desejo de receber para que diminua em importância e podemos aumentar a importância da doação na recepção. Diminuir a importância de receber e aumentar a importância da doação nos permite progredir no eixo do tempo.

O que significa “doação”? Em termos simples, significa fazer o bem aos outros. Com a intenção de beneficiar os outros, podemos entrar na força superior, ou seja, a força que atua em nosso mundo, e que agiu antes mesmo do desejo de receber surgir, ou seja, antes do eixo do tempo como o conhecemos começar.

No final, apenas o desejo de doar permanecerá e preencherá a realidade. No entanto, há uma diferença entre como o desejo de receber funciona na realidade em seu início e em seu fim. A diferença é que, no final, o desejo de receber se desenvolve totalmente e se torna capaz de apreciar o desejo de doar.

O desejo de receber nos ajuda a aumentar a importância do desejo de doar. Quando o desejo de doar se torna imensamente importante para nós, então o atraímos para nós mesmos e sentimos toda uma nova realidade que está além de tudo que experimentamos neste mundo.

Elevar a importância do desejo de doar acima do desejo de receber é possível representando tal apreciação em um grupo de pessoas que concordam em se conectar acima de suas diferenças e atraem o desejo de doar em suas relações. Em tal grupo, implementamos nossa conexão até o ponto em que atraímos a força de doação que preenche o espaço entre nós e nos envolve. Não existe força mais poderosa e, quando a descobrirmos, perceberemos que não existe outra força.

Baseado no vídeo “Como o Amor Impulsiona a Viagem no Tempo” com o cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.