Colérico: Um Herói Do Nosso Tempo

552.03Os quatro tipos de temperamento humano correspondem aos quatro estágios de desenvolvimento do egoísmo.

O fleumático é um egoísmo lento, pesado, simples e relativamente primitivo. Uma pessoa pode ser um grande cientista, mas sua manifestação externa, seu ritmo e sua frequência interna são desse tipo. Em seguida, vêm os sanguíneos, os melancólicos e só então os coléricos.

Quando estudamos os quatro estágios de desenvolvimento egoísta, eles são organizados exatamente assim: o primeiro estágio é passivo, o segundo é a busca pelo oposto do estágio passivo, o terceiro estágio é a realização incompleta e sentimento de falta nesta realização, e apenas o último estágio é o desejo real desenvolvido.

No entanto, em princípio, cada um desses estágios também inclui todos os quatro. Portanto, dizemos que existem quatro estágios e, se os dividirmos em mais quatro, então são dezesseis.

O maior desejo é colérico. Mas estamos falando de desejos “líquidos” e em nenhum caso sobre a “cor” desses desejos. Tanto um artista quanto um chaveiro podem ser coléricos.

Comentário: Se o último estágio é colérico, podemos supor que agora estamos em um estágio em que esse tipo de reação prevalece.

Minha Resposta: Sim, realmente prevalece. No entanto, o fato é que o estresse interno vivido por um colérico que não vê onde se pode aplicar o obriga a deitar-se no sofá. Há um enorme desequilíbrio interno dentro dele, ansiedade com apatia externa absoluta. É assim que um colérico se manifesta hoje em dia.

Portanto, se você olhar para ele de fora, pode dizer: “Bem, que tipo de colérico ele é? O colérico corre de esquina em esquina, corre, não sabe o que procura”. Na verdade, ele não tem para onde correr. Ele tem uma turbulência interna porque não vê nenhum propósito externo. Existe um conflito entre seu estado interno e externo.

Essas pessoas são as mais suscetíveis. O colérico é um criador, um portador de um desejo enorme; ele não é um executor, mas um portador. Portanto, pessoas de todos os temperamentos devem ser reunidas em uma equipe para que algo nasça como resultado de sua mistura. Acontece que as pessoas coléricas são necessárias.

De KabTV, “Conversa sobre Educação Integral”, 24/05/12