A Diferença Entre A Primeira E A Segunda Restrição.

210Pergunta: Por que temos dificuldade em estudar o material quando a segunda restrição (Tzimtzum Bet) é explicada?

Resposta: Porque a primeira restrição é feita sobre o desejo egoísta de receber que está naturalmente em nós.

E com a segunda restrição, não está totalmente claro em que ela opera. Ela opera no fato de que não há oportunidade de receber, mas apenas de se tornar como a propriedade de doação sem recepção.

Ou seja, há esta primeira oportunidade quando eu recebo e minha intenção é receber para o bem do Doador a fim de Lhe dar prazer. E a segunda é quando não recebo porque não posso receber para agradá-Lo.

Pergunta: Você pode dar um exemplo? Digamos que tenho vários milhões de dólares e não os uso de forma alguma porque entendo que os usarei para mim mesmo e não estarei conectado com a força superior e é importante para mim estar em contato com ela. Este é o primeiro estado.

O segundo estado é quando eu determino que posso usar alguma parte, por exemplo, 100.000 dólares não para mim, mas para outros. Então, na medida em que uso esta oportunidade para o benefício dos outros, estou conectado ao Criador. Isso está correto?

Resposta: Sim. Mas esta não é a segunda restrição. É apenas usar todos os recursos de que você dispõe.

Se você não tem um Masach e só consegue se impedir de receber, isso é chamado de primeira restrição. Se, além disso, você tem a oportunidade de se realizar para o bem dos outros, por exemplo, de receber algo pelos 100.000 para repassá-los a outros, mas nada para você, isso já está usar forças sobre a primeira restrição.

E se você não consegue realizar a segunda opção, talvez você tenha a oportunidade de se tornar igual aos outros, sem receber. Mas esses são conceitos puramente espirituais, e você se tornará como os outros, não recebendo.

Pergunta: Então, você pode dar alguns exemplos da segunda restrição em nosso mundo?

Resposta: Sim. Quando você recebe algo de alguém e passa para outra pessoa; por exemplo, se você recebeu um milhão de alguém e tem força não para pegar para si, mas para repassá-lo, assim como Bina recebe de Keter e passa adiante.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 16/11/21