Uma Nova Etapa No Renascimento Do Espírito Do Povo

294.1Israel é um país com um espírito interior especial. Mas, infelizmente, muitas vezes ouço dos jovens que eles não sentem esse espírito e não acreditam que terão um futuro na terra prometida. O problema é que o espírito que antes preenchia o povo de Israel, tanto em ambientes religiosos como seculares, está desaparecendo. E não há nada para substituí-lo.

Já perdemos a guerra contra a indiferença, contra o medo, contra o abandono do nosso país? Acho que esse problema começa de cima, do sistema educacional e da cultura. Não nos importamos em garantir a correta formação da geração mais jovem, pensando que tudo vai dar certo por si só. Mas nada será consertado por si só.

Portanto, acho que há um grande campo de trabalho para tentar trazer de volta o espírito de vida, o espírito de luta para mim e para todo o povo de Israel. Tenho certeza de que isso é possível. Afinal, estávamos em condições muito piores do que essa em diferentes períodos da história.

Acho que podemos nos levantar. Mas há muito trabalho para isso, dependendo de organizações como Bnei Baruch, que, sem gritos, trabalham arduamente dia após dia, tentando reavivar e reacender aquelas centelhas de espírito que ainda existem no povo de Israel.

Depende dos programas escolares, do que os canais de TV mostram aos telespectadores e das transmissões de rádio. Tudo isso requer investimento. É preciso despertar o espírito que sempre esteve presente no povo de Israel e que despertou nos momentos mais difíceis de sua história. Tudo depende não dos milhões que permanecem indiferentes ou semi-indiferentes, mas daquelas poucas pessoas em que permanece o espírito heroico, aquelas que estão dispostas a falar sobre ele e a construir uma nova sociedade.

O povo de Israel não se baseia em pertencer a uma determinada área geográfica, mas apenas na união dos judeus. E devemos lutar por essa união. Se pudermos convencer a parte do povo que está na terra de Israel de que nosso bom futuro depende apenas de nossa unificação, teremos sucesso.

Infelizmente, é característico de nosso povo suportar golpes por muito tempo até começar a despertar e querer mudar seu futuro. Eu realmente espero que não tenhamos que cair em um poço profundo para nos erguermos novamente e reavivar o orgulho, a força e o poder nacionais. Devemos usar todos os meios para lutar pelo espírito elevado que queremos ver entre as pessoas.

Em nosso tempo, com base nas obras do Baal HaSulam, podemos começar uma nova etapa e afirmar um novo ideal nacional que nos levará a um novo pico a fim de trazer toda a humanidade ao fim da correção. Em um momento em que as pessoas estão tomadas pelo desespero, temos a confiança de que podemos oferecer ao mundo confuso e desamparado um método confiável e um mapa de rota para alcançar um bom estado, um estado em que o Criador e toda a natureza nos ajudarão. Temos algo em que confiar.

De KabTV, “Conversa com Jornalistas” 17/10/21

Comente