Um Remédio Para A Solidão

294.4Pergunta: É possível curar a solidão?

Resposta: Sim. A solidão é na verdade uma bênção, mas só precisamos ter certeza de que a solidão não nos leve a todos os tipos de consequências desnecessárias e indesejáveis. Porque se as pessoas solitárias sofrem com sua solidão, elas estão prontas para fazer qualquer coisa. Elas podem se tornar extremistas radicais e assim por diante, e também podem se envolver no abuso de drogas e cometer suicídio.

Precisamos examinar os diferentes tipos de solidão. Se for solidão intelectual, é uma bênção para uma pessoa e para a humanidade. Se não for intelectual, mas científica, também pode ser uma bênção, embora a ciência de hoje seja cada vez mais conduzida em grupos. Mas se for psiquiátrica, solidão psicológica, deve ser investigada e precisamos ajudar a pessoa a equilibrá-la de alguma forma.

Tudo depende de a pessoa se sentir confortável sozinha. Quando minha solidão é invadida, é muito difícil para mim. Eu aguento uma pessoa por um tempo e depois não aguento mais. Preciso ir embora, me aposentar, ficar sozinho, ficar comigo mesmo.

Pergunta: O que é a solidão correta?

Resposta: A solidão correta é aquela que leva ao desenvolvimento interno da pessoa.

Eu entendo a pessoa como uma entidade, cada uma passa parte do seu tempo totalmente sozinha, dentro de si, contemplando e refletindo sobre diferentes assuntos. Ela passa uma pequena parte de seu tempo com outras pessoas. No geral, ela “mente” quando está com outras pessoas e tenta causar uma certa impressão e, assim, age e apresenta uma pessoa diferente, não a si mesma.

Como uma pessoa pode não estar sozinha? É possível fazer com que ela não se sinta só se você a educar corretamente. É possível educar uma pessoa em qualquer idade. Isso significa que você precisa mostrar a ela que ela pode ganhar com a forma certa de solidão.

Se ela entende que apenas pela conexão certa com outra pessoa pode revelar o mundo superior, transcender os limites da vida e da morte, de sua própria existência, isso já soa atraente.

Pergunta: O que significa a conexão certa com outra pessoa e como pode ser alcançada?

Resposta: A conexão certa é quando uma pessoa aparentemente mora em outra. É a isso que se refere “faça do seu desejo o desejo de outra pessoa”. Ao fazer isso, quando saio de mim mesmo e moro em outro, o que significa que começo a trabalhar nos desejos de outro e a satisfazê-los em vez de preencher meus próprios desejos, usando todo o meu potencial físico e criativo para preencher o outro, eu aparentemente me movo para habitar nele. Parece que começo a sentir que a vida flui através dele.

Esta é uma vida totalmente diferente; esta é a vida espiritual. Por que é espiritual se é uma pessoa como eu? É porque me torno outra pessoa ao tentar senti-lo em vez de mim mesmo, o que significa que saio de mim mesmo. É como se meu corpo morresse e eu, com todo o meu intelecto, me movesse para morar dentro dele. É aqui que uma pessoa pode sair de seu próprio corpo.

Pergunta: Pode ser qualquer outra pessoa, como um doador, para me sentir vivo, feliz e realizado?

Resposta: Sim. Movendo-se para morar em outro, você vagueia em um espaço totalmente diferente.

Pergunta: Este é o remédio para a solidão?

Resposta: Não é apenas o remédio para a solidão, mas o remédio para a morte. É um remédio que o torna imortal, a fim de atingir a totalidade e ascender acima de si mesmo, acima do seu ego.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 27/01/19

Um Comentário

  1. Solidão junto a natureza e ao silêncio, fora da bagunça das cidades eu acho que é um grande remédio. Pelo menos para mim.

Comente