Turbulência Interna

565.02Profetas, Josué, 24:6: Quando tirei os seus antepassados do Egito, vocês vieram para o mar, e os egípcios os perseguiram com carros de guerra e cavaleiros até o mar Vermelho.

Os filhos de Israel foram capazes de se elevar acima de seu egoísmo, de sair do Egito, onde o Faraó reinou, para um estado onde a força do ego desaparece, mas ainda não há qualidade de doação. Ela aparece somente depois de receber a Torá no Monte Sinai.

No entanto, eles já sentem que estão sob o governo do Faraó e atingiram o estado em que estão prontos para cruzar a fronteira entre os desejos egoístas, que são chamados de Egito (em hebraico Mitzraim – concentração do mal) e todas as outras qualidades.

Pergunta: Por que esses desejos os perseguem?

Resposta: Tudo acontece dentro de uma pessoa. Primeiro, ela começa a se perguntar: “Por que estou saindo do Egito? Como vou viver?” Os desejos precisam ser satisfeitos. Com o que preenchê-los?

Em segundo lugar, o Faraó também vive às custas dos israelitas que estão fugindo dele porque lhe dão uma conexão com a força superior. Ele não pode existir sem eles, e eles, em geral, também não podem existir sem ele. Aqui temos um espaço temporário no qual eles entendem o quão dependentes são uns dos outros.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 06/09/21