Tempo Especial

167Pergunta: O que é especial para você hoje em relação ao que está acontecendo no mundo agora?

Resposta: Eu acho que o nosso tempo é especial. Estamos em um estado de desenvolvimento intensificado da consciência da humanidade de sua natureza egoísta destrutiva. Espero que isso nos dê a oportunidade de entender nosso estado e encontrar uma maneira de consertá-lo.

Pergunta: O que o preocupa pessoalmente?

Resposta: Falando francamente, nada me incomoda profundamente, exceto uma coisa. Como escreve o grande Cabalista do início do século XX, Baal HaSulam, estamos na última geração, o que significa, na geração que deve alcançar o reconhecimento da inferioridade final do nosso egoísmo, a impossibilidade de corrigi-lo e ser curado do ego, elevando-se acima dele.

Para trazer uma pessoa a isso, existe um grande número de forças negativas que vão causar sofrimento em nós, até a Terceira e Quarta Guerras Mundiais Nucleares. Portanto, estou preocupado se seremos capazes de obter reconhecimento e correção por meio dela, ou se teremos que passar por um enorme sofrimento.

Pergunta: Então, por um lado, você sente profunda calma e, por outro lado, ansiedade?

Resposta: A paz de espírito é que alcançaremos o estado final de qualquer maneira. Ele pode ser visto, mas está muito longe. Em princípio, está perto, mas depende de como você olha para ele, porque está em nossas mãos dar um salto até ele, rejeitar o egoísmo, tentar passar para outro nível de comunicação entre nós. Caso contrário, teremos de fazê-lo sob a influência de uma terrível força coercitiva.

Pergunta: É realista para um indivíduo ver esse estado final?

Resposta: Os Cabalistas veem isso. E o resto das pessoas terá que sentir um pouco a impossibilidade de continuar a vida no paradigma em que existimos agora e concordar com isso.

O consentimento dá à pessoa a oportunidade de perceber que outra forma de sua atitude para com o mundo, para com as pessoas, para com os entes queridos, para a conexão entre nós é necessária. Devemos trocar nossas interações egoístas negativas por interações altruístas positivas que preencherão todo o espaço entre nós.

Devemos chegar a esta conclusão. Eu digo “realização” porque as ações são realmente feitas pela natureza, mas de acordo com nossos desejos.

Pergunta: Há algo que o inspira particularmente agora?

Resposta: Sinto-me inspirado pelo fato de que nosso tempo está muito saturado com todos os tipos de eventos que estão nos alterando em grande velocidade. Isso é incomparável com o que passamos nas gerações anteriores.

Eu realmente espero que cheguemos a um estado em que realmente percebamos o mal do egoísmo como nosso inimigo mortal, e faremos todo o possível para nos livrar dele.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 19/10/21