Semelhança Com O Criador

938.05Pergunta: Qual é o significado da conexão entre causa e efeito? É o mesmo que lutar contra uma doença, mas não é a correção da doença em si?

Resposta: Não. Nós corrigimos a própria doença. Quando corrigimos nosso ego, nós o transformamos em um sistema totalmente diferente, um sistema de doação em vez de um sistema de recepção.

Cada um restringe seu ego, e há um Masach e a luz refletida, o que significa que não quer receber todo o bem que aparentemente pode receber para si. Uma pessoa a recebe apenas para se sustentar e dar tudo o mais aos outros.

Este estado é chamado de doação. Na medida em que pudermos nos conectar em um sistema geral comum, sentiremos o atributo de doação dentro dele, que flui entre nós e é revelado dentro de nós como o Criador.

Ao nos assemelharmos à força superior por meio das relações mútuas entre nós, possibilitamos que ela seja revelada de alguma forma nos outros. Ela não existe externamente para nós, mas se quisermos senti-la, não há outra maneira a não ser nos conectarmos por meio de atributos, desejos e ações de doação uns aos outros. Além disso, não é a mesma doação que imaginamos agora.

É uma ação muito complicada em que você sobe acima de si mesmo, contra você mesmo. Ao fazer isso, você se assemelha ao Criador em algum grau.

É claro que no Criador não existem tais esforços de Tzimtzum, tensão e tudo mais, uma vez que Ele é a própria força. Mas para senti-Lo dentro de você, você faz esforços, o que significa que você mantém a condição de semelhança com o Criador e Ele é revelado em você desta forma. Essa é a razão pela qual uma pessoa é chamada de “Adão“, que vem da raiz hebraica “assemelhar-se ao Criador”.

Ele existe por si mesmo e não sabemos como, mas Ele é revelado dentro de nós como a força de doação, amor, conexão e ações mútuas entre nós. É disso que trata a sabedoria da Cabalá. Nós nos parecemos com o Criador e Ele é revelado em nós. Esta é a condição de equivalência de forma que é o meio para a revelação do Criador a uma pessoa.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 15/09/19