“Por Que O Sofrimento Humano É Desproporcional Devido A Algumas Pessoas Sofrerem Muito Mais Do Que Outras?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que O Sofrimento Humano É Desproporcional Devido A Algumas Pessoas Sofrerem Muito Mais Do Que Outras?

Cada um de nós tem papéis diferentes no intrincado sistema interdependente em que vivemos.

Semelhante a como um corpo humano é um sistema completo, mas que tem diferentes partes com diferentes funções, da mesma forma, cada um de nós ocupa lugares diferentes no sistema que compartilhamos. Por exemplo, alguns de nós estão mais próximos do “cérebro” do sistema e outros, das “mãos”, “pernas”, “corpo” do sistema e assim por diante.

A percepção completa de toda a extensão de nossa interdependência está além de nossas visões estreitas e individualistas de mundo. No entanto, se víssemos o quadro completo do sistema em que todos existimos, veríamos como cada pessoa mantém uma raiz única e diferente neste grande sistema. Portanto, cada um de nós tem destinos, condições iniciais e estados finais diferentes.

Embora possa parecer injusto que algumas pessoas sofram desproporcionalmente em relação a outras, se descobríssemos a percepção do sistema completo em que existimos, veríamos exatamente por que tudo se desenrola dessa forma.

Da mesma forma, o propósito de todo sofrimento é, em última análise, despertar em nós questões sobre sua causa e propósito, e tais questões servem para nos levar a um ponto onde nos tornamos dispostos a nos elevar acima de nossas visões estreitas e limitadas de mundo e entrar na percepção da imagem completa da realidade. Ao fazer isso, descobrimos a razão de todo sofrimento e como nos conduzirmos de maneira harmoniosa e pacífica no sistema que todos compartilhamos, aliviando a necessidade de mais sofrimento.

Em suma, se nos conectássemos positivamente uns aos outros para realizarmos harmoniosamente nossos relacionamentos neste sistema, ou seja, onde cada um de nós se complementa e alcançamos um estado de equilíbrio, descobriríamos nossa interdependência em sua forma positiva, e por que cada um de nós recebeu especificamente o lugar e a função que nos foi atribuída neste sistema. No final, embora cada um de nós tenha raízes e funções diferentes neste sistema, descobriremos como somos todos iguais em relação ao que é exigido de nós – conectar-nos positivamente uns aos outros acima de nossas condições e estados iniciais – a fim de descobrir uma existência harmoniosa e pacífica.

Também recomendo a leitura de uma resposta que escrevi a uma pergunta semelhante recentemente para obter mais detalhes sobre este tópico: “Por que coisas ruins sempre acontecem comigo?”

Baseado na lição, “Fundamentos da Cabalá”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 16 de fevereiro de 2016. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.