Não Se Deve Destruir Os Inimigos

630.2É uma coisa triste não ter amigos, mas é ainda mais triste não ter inimigos. (Che Guevara)

“É triste não ter amigos”. É realmente triste. É necessário ter amigos porque sem eles é impossível avançar em direção à meta. Somente na medida em que você se aproxima de outras pessoas você pode se mover em direção à meta, porque a meta é entre todos, entre pessoas, entre amigos.

“Mas é ainda mais triste não ter inimigos”. Eu diria que, se não sinto oponentes, isso significa que o Criador não me empurra em direção à meta. É por isso que também me entristece. Deve haver oponentes, fortes e resistentes. Depende de quão capaz você é.

Pergunta: E o que você está fazendo com esses oponentes? Como você os derrota?

Resposta: Eu não os derroto. Eu os levo em consideração e escolho meu caminho adiante. Os oponentes me dirigem.

Pergunta: Então, este é um ajuste que não pode ser removido?

Resposta: De maneira nenhuma. Eu sou muito grato a eles por isso.

Pergunta: E se, como costuma acontecer agora, alguém destrói oponentes, esse é o caminho errado?

Resposta: Isso vem da mediocridade interna; não posso dizer o contrário. Porque você tem que respeitar seus inimigos. Porque esta é a próxima linha, a linha esquerda junto com a linha direita. E apenas a combinação certa dessas duas linhas pode levá-lo ao objetivo.

Portanto, em nenhum caso, desprezar; não destrua; não tire os inimigos. Leve-os em consideração o tempo todo, não menos do que aceita as forças que supostamente o ajudam a atingir sua meta. Os inimigos o ajudam ainda mais a alcançar sua meta, você simplesmente não percebe isso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 04/10/21