“Não Há Necessidade De Aumento De Preços” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Não Há Necessidade De Aumento De Preços

Ultimamente, as manchetes vêm alertando que os preços estão prestes a subir. O preço de muitas commodities já começou a subir e especialistas alertam que isso é apenas o começo. “A Unilever alerta para mais aumentos de preços à medida que a inflação piora”, escreve a Reuters. “À medida que a inflação persiste, tudo fica mais caro”, repete o The New York Times. “O Fed deve começar a desacelerar a ajuda econômica à medida que aumentam as preocupações com a inflação”, avisa o Los Angeles Times. Todos se tornaram profetas da escuridão e da desgraça, mas ninguém está perguntando por que deveria haver inflação em primeiro lugar.

Comentaristas em todos os meios de comunicação explicam que a escassez de chips de computador, congestionamentos nas cadeias de abastecimento, aumento dos preços do petróleo e um pico na demanda do consumidor após o término dos fechamentos estão todos contribuindo para os aumentos de preços. Acho que não devemos ser tão crédulos; por trás de todas essas “crises” estão pessoas prestes a ganhar bilhões às nossas custas.

Elas não vão nos matar de fome; pessoas famintas não geram receita para os magnatas. Para continuar enchendo suas contas bancárias, magnatas nos darão migalhas aqui e ali para nos manter funcionando. Eles não vão nos negar comida ou eletricidade, ou outros alimentos básicos, pois isso enviaria as pessoas para as ruas, o que é ruim para os negócios. O que eles farão é esticar o fio até que quase se rompa e espremer de nós o máximo que puderem, sem passar para tumultos e confusão.

Podemos pensar que, se outra pessoa estivesse no comando, as coisas seriam melhores. Podemos eleger um novo presidente, forçar o governo a “regular” os ricos ou tributá-los, mas é tudo em vão. Para chegar ao topo, você tem que ser como as pessoas que estão no topo, mas pior, ou elas o esmagarão. Como resultado, quem chega ao topo já está disposto a perpetuar o sistema.

Além disso, nós, o povo, ficamos anestesiados por tantos anos que não podemos mais imaginar uma vida diferente da que temos. Fomos levados a pensar que a vida é uma luta pela sobrevivência.

O tempo todo, os chefes estão levando uma vida completamente diferente da nossa, que nem podemos imaginar. Em seu universo paralelo, que governa o nosso, o dinheiro não compra aparelhos ou férias, mas poder, controle e muito mais dinheiro.

Mas há uma coisa que o dinheiro não pode comprar, e não é o amor. O dinheiro não pode comprar “sentido”!

Quando começarmos a refletir sobre o sentido da corrida dos ratos, a razão da loucura que chamamos de “civilização” e, na verdade, o significado da própria vida, transcenderemos todas as fronteiras físicas. Por enquanto, a desigualdade e a injustiça que estão se espalhando pela sociedade estão apenas agravando nossa miséria. Nos final, elas nos forçarão a perguntar para que serve tudo. Quando isso acontecer, começaremos a aprender por que estamos aqui e como podemos nos elevar acima das cascas físicas que hospedam nossas almas atormentadas.

Não iniciaremos este processo de autoeducação até que sintamos que já sofremos o suficiente. Portanto, é minha esperança que decidamos encerrar esse jogo do ego sem sentido e começar a nos elevar acima das lutas pelo poder o mais rápido possível.

Assim que embarcarmos em uma nova jornada, descobriremos que estivemos nos iludindo o tempo todo pensando que podemos nos elevar acima dos outros. Descobriremos que estamos todos conectados, então cada vez que machucamos alguém, machucamos a nós mesmos de formas que não poderíamos notar. É por isso que em nosso modo de trabalho anterior, nunca poderíamos ser felizes. Perceberemos que só podemos ser felizes quando todos estão felizes, assim como nenhuma parte do corpo pode se sentir bem a menos que todo o corpo esteja bem.

Nosso maior inimigo é a ignorância. Nosso esquecimento de nossa interconexão nos faz agir da maneira egoísta que agimos; portanto, nossa primeira e mais importante tarefa é compreender que a dor em qualquer lugar é dor em qualquer lugar.

Somente se entendermos isso, agiremos com consideração e, de repente, descobriremos que não há necessidade de nenhum aumento de preços, não há falta de nada, mas sim abundância de tudo que possamos precisar para nos dar uma vida boa, segura e feliz.