Mundos Que Compõem O Universo

548.03Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: os Cabalistas descobriram que a forma dos quatro mundos chamados Atzilut, Beria, Yetzira e Assia, começando com o primeiro e mais elevado mundo, chamado Atzilut, até este corpóreo, tangível mundo, chamado Assia, é exatamente o mesmo em todos os itens e eventos.

Isso significa que tudo o que acontece e ocorre no primeiro mundo também é encontrado inalterado no mundo seguinte, abaixo dele. O mesmo ocorre em todos os mundos que o seguem, até este mundo tangível.

Os Cabalistas descobriram que existe um estado atualizado da criação, que é o nível superior chamado mundo de Ein Sof. De acordo com a sabedoria da Cabalá, Ein Sof (infinito) e distâncias não são medidas em quilômetros ou jardas, então esta medição não é realmente relevante para eles. Portanto, este mundo é chamado de superior porque a raiz mais elevada está lá e tudo provém dela.

É chamado de mundo de Ein Sof porque não podemos alcançá-lo em sua forma final.

O próximo mundo abaixo dele é chamado de mundo de Adam Kadmon (AK).

Adam é o protótipo do estado corrigido da criação, e Kadmon significa primário ou original. Portanto, o estado inicial da criação, o embrião, é chamado de Adam Kadmon.

Então, o mundo de Atzilut segue, originando-se da palavra “Etzlo” (nele). Tudo está contido no mundo de Atzilut.

Ele inclui a luz superior vinda de cima e todos os esforços e correções que vêm de baixo. É realmente um objeto espiritual sério.

Atzilut é o mundo superior no qual o Criador existe e opera em nós de cima para baixo.

Abaixo deste mundo estão os mundos de Beria, Yetzira e Assia.

O mundo de Beria vem da palavra “Bar” (emergindo dos limites do Criador, abaixo de Seu nível).

Yetzira significa que novos estados inferiores são criados neste mundo.

Assia é o mundo da ação.

Nosso mundo está abaixo do mundo de Assia e às vezes é percebido como seu nível mais baixo.

Pergunta: Qual é a raiz superior e qual é o ramo?

Resposta: Basicamente, a raiz está no mundo infinito. Mas ainda não é uma raiz em si mesma, porque é muito alta. Nossas raízes estão na verdade no mundo de Atzilut e nossos ramos estão em nosso mundo.

E no meio, existem diferentes estados, combinações e conexões.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/10/19