Existência A Partir Da Ausência

548.02O sistema de Yod-Hey-Vav-Hey (HaVaYaH) é o sistema da descida de quatro estágios da luz do Criador, a propriedade de doação absoluta, amor e bondade a um estado oposto a si mesmo. Essa propriedade de doação se desenvolve no desejo de receber e cria um enorme sistema egoísta a partir desse desejo.

Pergunta: Existência a partir da existência é Keter, o primeiro grau. E onde neste sistema está a existência a partir da ausência?

Resposta: O desejo de receber já é inerente a Keter. Não podemos estudar nada em que não haja desejo de receber ou definir alguma propriedade que esteja desconectada do desejo de receber. Portanto, não temos como definir algo que não se aplica a nós.

Pergunta: Existência a partir da ausência é a questão principal ou é o último estágio no desenvolvimento do desejo egoísta?

Resposta: Não. A existência a partir da ausência já é o surgimento de quatro estágios da luz direta, quando o último estágio termina com a criação de um verdadeiro desejo de receber, que é oposto ao Criador. Isso é existência a partir da ausência. O desejo de receber, o egoísmo, foi criado precisamente a partir do desejo do Criador de doar, saturar e preencher.

Pergunta: Isso significa que a existência a partir da ausência é o oposto completo do Criador em propriedades e não apenas um material primário, ou seja, um desejo geral de receber?

Resposta: Sim. Mas neste desenvolvimento de quatro estágios, há um ponto negro que o Criador criou do nada. É a criação. A única coisa criada pelo Criador é algo existente, um começo egoísta do nada. Então tudo se desenvolveu de acordo com as leis da natureza.

Pergunta: Essas leis também foram criadas por Ele?

Resposta: Sim, mas essas são as leis da natureza. Não há nada de especial nelas. A peculiaridade de todo o sistema do universo é que do nada surge um ponto egoísta do desejo, o oposto da propriedade do Criador. O desejo de receber para si mesmo na Cabala é chamado de afar (pó), porque é incapaz de vida independente, reprodução. Visto que o egoísmo não pensa em nada além da existência e absorção de tudo em si mesmo, ele não pode ter desenvolvimento.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 19/10/21