Dez Num Barco

934O que pode ser considerado uma ação de doação em relação à dezena? É quando eu cuido para que toda a dezena seja saudável ​​tanto na corporeidade quanto espiritualmente e que estejamos unidos.

A dezena é como um barco que estou protegendo para que não afunde, mas atravesse este mar revolto e chegue à costa. Só então entenderemos por que o Criador nos levou através desta tempestade.

Nesse meio tempo, todos nós precisamos cuidar do nosso pequeno barco, porque do contrário não sobreviveremos. Não posso me jogar no mar do egoísmo, a Sitra Achra, e nadar através dele. Preciso de um barco e preciso da garantia mútua (Arvut) da qual são montadas as laterais do nosso barco.

Só assim podemos atravessar este mar: quando todos cuidam das laterais do barco e tentam andar juntos. Pelo fato de estarmos constantemente nos esforçando para fortalecer a conexão entre nós de todas as maneiras possíveis, para nos conectarmos cada vez mais e nos abraçarmos ainda mais, avançamos cada vez mais até atingirmos a meta.

Se não fizermos isso, não conseguiremos nada. Ainda vamos avançar um pouco porque estamos fazendo alguns esforços, mas não é o suficiente.

Portanto, em vez de fazer pedidos egoístas ao Criador e reclamar que Ele nos jogou no mar revolto, devemos entender que não há saída e agir como Rabi Akiva que se segurou em um tronco e abaixou a cabeça antes de cada onda para que ela rolasse acima dele, e assim ele alcançou a costa. Vocês estão prontos para a mesma devoção a fim de atingir a meta?

Da Lição Diária de Cabalá 13/11/21