Cruzar O Rio Jordão

509Pergunta: O que significa cruzar o rio Jordão?

Resposta: Esta é a fronteira entre os estados de uma pessoa quando ela ainda está no egoísmo, mas já tem uma direção e sabe a que deve aspirar. Ela luta com seus inimigos internos e externos, os pensamentos e intenções para seu próprio bem que surgem nela.

Assim, ela se aproxima do rio Jordão e o atravessa. Essa é a fronteira, essas são as guerras, essas são as batalhas, e esses são os grandes esforços da pessoa sobre si mesma.

Pergunta: Isso significa que ela já está no grau de misericórdia, Bina?

Resposta: Não, isso não significa nada ainda, porque distúrbios mais profundos surgem no próprio grau de Bina, na forma das chamadas “nações” que existem na terra de Israel. Uma pessoa deve superá-los purificando-se de todas as intenções egoístas.

Pergunta: Por que a travessia ocorre exatamente no rio?

Resposta: O rio, via de regra, significa purificação. Portanto, assim como eles cruzaram o Mar Vermelho, eles deveriam cruzar o rio Jordão. Mesmo aqueles que retornam e vivem do outro lado do Jordão devem cruzá-lo.

Todos devem participar da conquista da terra de Israel, ou seja, retirar de si todos os desejos egoístas. Só então serão capazes de corresponder à qualidade de Bina.

Pergunta: O que significa “atravessou o Jordão em terra seca”?

Resposta: O fato é que, se você corresponder ao grau em que está mirando agora, não haverá barreiras para você.

Tudo passa diante de você e você se move de uma margem à outra. No entanto, a fronteira sempre existe e está sempre na forma de água, na forma de purificação.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 13/09/21