“Como As Almas Estão Conectadas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como As Almas Estão Conectadas?

De acordo com a sabedoria da Cabalá, existe uma força superior chamada “o Criador” que criou a criação, que é o desejo de desfrutar.

O prazer que o Criador preenche o desejo de desfrutar é chamado de “luz”.

O estado em que o Criador preenche o desejo completamente é chamado de “mundo do Infinito”.

Conforme o desejo se desenvolve, ele atinge um estágio em que se quebra em uma infinidade de desejos individuais, o que na sabedoria da Cabalá é chamado de quebra em “600.000 almas”. Uma vez que todos esses desejos foram destruídos, cada um deles detém apenas uma minúscula porção da luz, e cada um desses desejos é chamado de “alma individual”.

No entanto, essas almas estão incompletas. Cada uma delas é apenas um ponto minúsculo dentro da alma completa. Além disso, elas não sentem nada da alma completa, mas apenas um minúsculo ponto que a leva a ansiar por retornar à sua raiz, completamente conectada a todos os outros pontos como uma grande e completa alma única: um estado harmonioso de perfeição onde todas as partes estão completamente conectadas juntas como uma única alma.

Nossos tempos atuais estão maduros para começar a conectar esses pontos. Em outras palavras, hoje somos capazes de organizar um sistema fechado entre nós, onde podemos conectar esses pontos juntos como um segmento da alma completa e descobrir a luz do Criador em tal conexão.

Como um ponto individual difere de um segmento da alma?

O ponto da alma também é chamado de “ponto no coração” na sabedoria da Cabalá. É uma parte que anseia por retornar à alma completa. Ao contrário, um segmento de uma alma é uma reunião desses pontos como um grupo, o que é chamado de “dezena”, que é a parte mínima da alma coletiva que pode funcionar como uma alma completa.

A alma é composta de dez partes, chamadas “dez Sefirot“. Podemos diferenciar partes da alma que funcionarão exatamente como o todo, mas em uma escala reduzida. Se começarmos a conectar essas partes, a escala aumentará.

No entanto, em princípio, as leis descobertas em uma dezena serão idênticas às leis da alma coletiva completa, embora em um grau menor, porque serão menos aparentes, não arredondadas da mesma maneira.

Conectar as partes da alma é, portanto, possível organizando-nos em pequenos grupos, onde cada um de nós se reúne tendo pontos da alma, ou seja, pontos no coração, e realizando o método da Cabalá que conecta esses pontos. Então descobrimos segmentos da alma através da conexão desses pontos, e a conexão da totalidade desses segmentos torna-se a alma completa, onde descobrimos harmonia completa, eternidade e perfeição.

Baseado em uma lição de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 6 de novembro de 2016. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente