Categorias Da Natureza E Suas Realizações

237Pergunta: “Ausência” ou “nada” é uma categoria que captura a ausência de algo. Na física, é chamado de vácuo. Mas embora o vácuo seja a ausência de alguns objetos, existem campos nele. E o que a sabedoria da Cabalá quer dizer com os termos “ausência” e “existência a partir da ausência”?

Resposta: Ausência e existência a partir ausência são coisas diferentes.

Ausência é a negação de qualquer coisa em qualquer lugar, volume ou espaço. Portanto, se dissermos “ausência”, “nenhum” ou “nada”, estamos simplesmente dizendo que não existem forças no lugar, formato ou categoria em questão.

E existência a partir da ausência é algo que existe. Portanto, é chamado de “ser” ou “essência”.

Portanto, há ausência e há algo que surgiu da ausência. Mas como pode aparecer? Até que ponto isso existe? Que propriedades esse algo tem, e quem pode sentir e afirmar isso? Sobre quem e o que existe?

Essas são questões muito profundas, sérias, pode-se dizer que são filosóficas, mas na Cabalá elas são tratadas de forma simples, clara e cada uma tem seu próprio lugar.

Em primeiro lugar, devemos discutir imediatamente uma das atitudes mais sérias: tudo de que falamos acontece com relação a uma pessoa que atinge a natureza e nela encontra ausência, existência, ser, nada e assim por diante. Isso significa que qualquer pessoa que faça certos esforços pode atingir essas categorias da natureza.

Pergunta: Então, elas não existem por si mesmas, fora de uma pessoa?

Resposta: Não podemos falar do que está fora do homem, mesmo do Criador, porque a força superior da natureza ainda é sentida em nós. Portanto, o Criador em hebraico é chamado de “Boreh“, “Bo-reh” – “venha” e “veja”. É quando você vem e vê, atinge e define. Isso será chamado de “Boreh” em relação a você.

Pergunta: Existe algum termo que significa uma força que não pode ser alcançada e vista?

Resposta: Se é impossível alcançar e ver, como você pode defini-la? O que não sentimos não podemos chamar por nenhum nome e, portanto, não falamos sobre isso.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 19/10/21

Comente