Cabalá E A Economia Do Consumidor, Parte 5

273.02A Era Do Consumo Irracional

Pergunta: Toda a economia, em princípio, é construída sobre o consumo. Se as pessoas pararem de consumir, como a economia sobreviverá?

Resposta: Não precisamos de tal economia. Drenamos a Terra, poluímos, drenamos todos os nossos recursos, envolvemos pessoas com negócios completamente inúteis. Precisamos libertar as pessoas de tudo, exceto do essencial.

Comentário: Mas vivemos muito melhor do que antes.

Minha Resposta: Se eu tiver 20 ternos pendurados no meu armário, como isso é melhor para mim? Ofereça-me o que é realmente necessário hoje: ter saúde, sentir que meus filhos estão sendo educados corretamente, que minha esposa e eu não temos problemas, que não trabalho à toa, apenas para fazer alguma coisa e depois jogar tudo fora rapidamente. O fato é que somos capazes de organizar uma vida razoável com as ferramentas que temos, mas não podemos fazer isso por causa de nossa natureza egoísta. Portanto, precisamos equilibrar, colocar em ordem. Então, com nossos recursos atuais, seremos capazes de torná-lo realmente confortável.

Pergunta: Então você é a favor do consumo razoável? A Cabalá fala sobre isso?

Resposta: Como isso será razoável? De quanto uma pessoa precisa para sentir que não precisa de nada? Depende da educação. Mas, em qualquer caso, uma pessoa não deve sofrer. Ela não tem que comer grama.

Comentário: Hoje fomos educados para consumir de tal forma que se eu não trocar meu celular todo ano, me sinto mal. Eu tenho que mudar isso.

Minha Resposta: Você foi criado para consumir dessa maneira porque os capitalistas precisam disso. Por que você precisa trocar de celular? Para conversar com as mesmas pessoas superficiais? Por exemplo, uso meu telefone celular há 6 a 7 anos. Preciso ligar, ligo 2 a 3 vezes ao dia e já chega. Eu não preciso de mais nada. Para que? Tudo que preciso no mundo está no computador.

Parece-me que esta é apenas uma homenagem à moda e nada mais.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 03/01/19