Cabalá E A Economia Do Consumidor, Parte 4

232.06O Dinheiro É Uma Cobertura Para Os Desejos Egoístas

Pergunta: Dinheiro em hebraico é chamado de “Kesef”. O que isso significa do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: Dinheiro (Kesef) vem da palavra “cobertura” (Kisufa). Podemos dizer que com sua ajuda a pessoa pode arcar com todas as suas despesas, tudo o que quiser. Em outras palavras, é uma cobertura para os desejos egoístas da pessoa.

No entanto, se ela realmente adquirir o que o conceito de Kesef significa, ou seja, a tela (cobertura, Masach), ela começará a se elevar acima de si mesma e em vez de realizações materiais, sentirá a realização superior do próximo nível.

Nosso egoísmo precisa de cobertura. Ou você o cobre dando tudo o que ele deseja ou o cobre parando em um certo nível normal e começa a trabalhar acima dele.

Pergunta: Em nosso mundo, o dinheiro é uma medida de valor: quanto vale o seu tempo, quanto vale esta ou aquela coisa. Na espiritualidade, é uma medida da força da minha tela, uma qualidade antiegoísta. O quanto eu posso cobrir o prazer, ou seja, desfrutar não para meu próprio bem, mas para o bem do outro ou do Criador, é chamado de “dinheiro”?

Resposta: No entanto, você faz isso para atingir a meta. Você não apenas doa a outra pessoa fazendo algum tipo de doação de caridade, mas tem um certo objetivo, e está doando em prol dele, a fim de subir ao próximo nível. Embora essa ação seja antiegoísta, ela persegue esse objetivo.

Alguém pode perguntar: “Por que é antiegoísta? Afinal, eu substituo um pelo outro”. Digamos que eu dê $ 100 milhões e queira alguma realização espiritual por isso. Aqui também precisamos entender como doamos para receber a realização espiritual e como substituo um pelo outro.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 03/01/19