Cabalá E A Economia Do Consumidor, Parte 3

546.02De Onde Os Ricos Obtêm Prazer?

Pergunta: Existem várias causas que levarão à crise essa sociedade de consumo que criamos nos últimos 100 anos.

A primeira é a falta de confiança causada pelo estresse constante no trabalho, competição, falta de tempo livre e assim por diante. Isso é o que causa depressão.

A segunda razão são os recursos limitados. Se o mundo inteiro começar a consumir tanto quanto a América consome, esses recursos se esgotarão muito rapidamente.

A terceira razão é a crescente desigualdade entre ricos e pobres. Vemos que a lacuna está aumentando constantemente e, devido ao nosso egoísmo crescente, não podemos mais tolerá-lo.

A quarta razão, do ponto de vista da Cabalá, é que o desenvolvimento egoísta de uma pessoa cresce e a compreensão de que nenhuma quantia de dinheiro pode comprar a felicidade cresce com isso. É claro que uma pessoa precisa de uma quantia mínima de dinheiro, mas como podemos ver até mesmo em todos os tipos de estudos, mais dinheiro não dá mais prazer a uma pessoa e é preciso buscá-lo em outro lugar.

O que a Cabalá oferece? Do que uma pessoa obterá prazer senão da quantidade de dinheiro que recebe?

Resposta: Pergunte aos super ricos e eles dirão que não é o dinheiro em si que lhes dá prazer, mas o fato de que brincam com ele.

Pergunta: O próprio processo de ganhar dinheiro?

Resposta: Não se trata de ganhar dinheiro. A pessoa experimenta excitação, um impulso interior que a estimula e ela se engaja nisso. Ela entra em uma competição, em um jogo com outras pessoas como ela. Ela está dominada pela empolgação como pessoas jogando cartas. Nada mais do que isso.

Vemos que uma pessoa ganha e ganha e depois dá a metade.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 03/01/19