A União Do Sentido E Da Razão

232.02Nas ciências externas, a inspiração suprime a mente, porque onde as emoções assumem o controle, a mente para de funcionar. Como se diz: “Perdeu a cabeça por amor”.

Mas no espiritual, tudo é o oposto; aqui, sentimento e inspiração adicionam realizações e geram profundidade. O amor espiritual é inicialmente construído na restrição, na tela e na luz refletida, ou seja, na superação do desejo de receber, ao contrário do mundo material, onde somos atraídos para onde o desejo ditar.

No entanto, no espiritual, o desejo de unidade e amor, de proximidade, é construído desde o início, elevando-se acima do desejo. Portanto, os sentimentos e a razão não entram em conflito, mas agem na mesma direção.

Além disso, estou alcançando algo que não está em meus sentidos ou em minha mente agora. Não sigo meus desejos e hormônios. Cada passo, tanto na sensação quanto na realização, vai contra o egoísmo. É por isso que os sentimentos e a razão se apoiam e não se contradizem.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/11/21, Escritos do Baal HaSulam, Shamati # 45 “Dois discernimentos na Torá e no Rrabalho”