A Estrutura Dos Mundos: O Carimbo E A Impressão

548.02“Não há diferença entre eles, mas apenas uma diferença de grau percebida na substância dos elementos da realidade em cada um dos mundos. A substância dos elementos da realidade no primeiro mundo, o mais superior, é mais sutil do que em todos os que estão abaixo dele. E a substância dos elementos da realidade no segundo mundo é mais espessa do que no primeiro mundo, mas mais sutil do que tudo o que é de um grau inferior.

Isso continua de forma semelhante até este mundo diante de nós, cuja substância dos elementos de sua realidade é mais espessa e escura do que em todos os mundos que o precedem. No entanto, as formas e elementos da realidade e todas as suas ocorrências vêm inalteradas e iguais em todos os mundos, tanto em quantidade quanto em qualidade”. (Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”)

Pergunta: O que é “um mundo sutil?”

Resposta: É um mundo no qual usamos o desejo com a intenção de doar. Isso é realmente o que o torna bom.

“Eles o compararam ao comportamento de um carimbo e sua impressão: todas as formas do carimbo são perfeitamente transferidas em cada detalhe e complexidade para seu objeto impresso. O mesmo acontece com os mundos: cada mundo inferior é uma impressão do mundo acima dele. Portanto, todas as formas no mundo superior são meticulosamente copiadas, em quantidade e qualidade, para o mundo inferior”.

É assim que tudo acontece. O mundo de Ein Sof e o mundo de Adam Kadmon são chamados de Keter, o mundo de Atzilut é chamado de Hochma, o mundo de Beria é chamado de Bina, o mundo de Yetzira é chamado de Zeir Anpin, e o mundo de Assia, que também inclui nosso mundo, é chamado de Malchut. Esta é a estrutura de toda a criação.

Se olharmos para um dos mundos, digamos Bina, ele também é feito de Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin  e Malchut , e assim por diante.

Isso significa que a estrutura deve ser sempre composta por cinco ou dez partes. Mais tarde veremos que é a mesma coisa. Toda a criação, começando do mundo de Ein Sof até o nosso mundo, inclui dez Sefirot, nem mais nem menos. Cada partícula nela também é feita de dez Sefirot e é semelhante em sua estrutura a todos os mundos.

Se presumirmos que o universo é construído na forma de um átomo e é feito desses átomos, podemos imaginar o que são uma raiz e um ramo. Tudo desce ao nosso mundo e tudo o que vemos diante de nós são os ramos do que está acima do nosso mundo, de acordo com a hierarquia dos atributos espirituais, que no mundo espiritual são chamados de raízes.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/10/19

Comente