A Cura Antienvelhecimento

537Nas Notícias (BBC.com): Em 1965, Jeanne Calment, de 90 anos, vendeu seu apartamento em Arles para seu advogado, Andre-François Raffray – um homem com metade de sua idade. Era um negócio viável, e Raffray concordou em pagar a ela 2.500 francos (cerca de US $ 500) por mês. Mas Calment se tornou a pessoa viva mais velha do mundo, morrendo 32 anos depois, aos 122 anos.

“O próprio Raffray morreu dois anos antes dela, no dia de Natal de 1995.

“’No mesmo dia, Jeanne Calment, agora listada no Guinness Book of Records como a pessoa mais velha do mundo aos 120 anos, jantou foie gras, coxas de pato, queijo e bolo de chocolate em sua casa de repouso perto do apartamento cotizado em Arles, a noroeste de Marselha, no sul da França’, relatou o New York Times, poucos dias após a morte de Raffray.

“’Ela não precisa se preocupar em perder renda. Embora o valor que Raffray já pagou seja mais do que o dobro do valor de mercado atual do apartamento, sua viúva é obrigada a continuar enviando aquele cheque mensal. Se a sra. Calment também viver mais que ela, os filhos e netos de Raffray terão de pagar.

“’Na vida, às vezes se faz maus negócios’, disse a sra. Calment em seu aniversário em 21 de fevereiro”.

Comentário: Ela sobreviveu ao advogado e sua família continuou a pagar 2.500 francos mensais por mais dois anos. Ela morreu com 122 anos.

Minha Resposta: Nada mal. Precisamente pelo fato de ela ter assinado tal acordo?

Comentário: Talvez. Talvez a tenha mantido em movimento.

Como mostra um novo estudo, após os 108 anos de idade, em um sentido estatístico, paramos de envelhecer. Isso lança alguma luz sobre o próprio mecanismo de envelhecimento. Alguns animais, como os mexilhões, não envelhecem. Os gerontologistas dizem: “Estamos prestes a descobrir a cura antienvelhecimento”.

Minha Resposta: Tive um amigo que morreu aos 106 anos. Ele morava não muito longe de mim. Quando o vi e perguntei: “Como vai você?” ele dizia: “Sabe, estou cansado de viver”. E ele andava arrastando os pés pela calçada. Ele costumava andar muito.

Pergunta: E arrastou sua vida junto com ele?

Resposta: Sim. Ele estava estabelecido financeiramente, em todos os sentidos estava tudo bem. Ele estava apenas cansado.

Pergunta: Então você está dizendo que os cientistas não precisam pesquisar isso?

Resposta: Para quê? Deixe um homem viver seus 70 anos. Acho que em geral esse é um número decente. Você só tem que vivê-los bem, normalmente, e depois deitar quieto e não acordar. Assim, legal!

Comentário: Esse é um bom final, é claro. O fim dos justos, dizem eles.

Minha Resposta: Dizem assim: 60 anos ou em casos especiais 70. É isso.

Comentário: Mas muitos discordarão de você.

Minha Resposta: Que eles discordem, mas isso é o que está escrito.

Pergunta: Então, na verdade, essa ciência não é necessária. Do que uma pessoa deve proceder?

Resposta: Do fato de que ainda se pode sentir a vida ativamente e ainda pode trazer algum benefício para as pessoas ao seu redor. Não que ela seja cuidada e pronto. Eu certamente não gostaria de acordar.

Pergunta: Quando você diz “beneficiar os outros”, o que você quer dizer?

Resposta: Que existem pessoas que estão felizes por essa pessoa viver.

Pergunta: Então ela viverá?

Resposta: Sim.

Pergunta: Isso é lindo. Isso trará felicidade a ela e aos outros?

Resposta: Sim.

Pergunta: E quando não for possível?

Resposta: Para que viver? Para manter este animal vivo? Para que? Você desce ao nível de um animal (o corpo é um animal) e só pensa em sua existência. E não existe mais nem como um animal, mas mais como uma planta.

Pergunta: E se uma pessoa encontra um objetivo na vida que a estimula o tempo todo?

Resposta: Isso é uma coisa totalmente diferente! Então ela vive para esse objetivo, existe para esse propósito. Mas ela deve cria-lo. Criar significa que ela traz algo de útil e novo para o mundo.

Pergunta: O que você quer dizer com isso?

Resposta: Melhorar as relações entre as pessoas, isso é o mais importante. O que mais poderia ser?

Pergunta: Então ela se sente viva e é capaz de continuar?

Resposta: Sim. Porque então ela realmente traz bondade e inovação para o mundo. Isso não apenas prolonga sua vida, mas a perpetua. Ou seja, isso a coloca acima da humanidade porque ela pensa nisso o tempo todo.

Pergunta: Acontece que ela está além da vida?

Resposta: Além da vida, é claro. Essa é uma maneira válida de envelhecer. E todos podem fazer isso.

Pergunta: Ela envelhece ao fazer isso ou não?

Resposta: Fisiologicamente, é claro que ela envelhece. Mas tudo o que ela faz, sua alma permanece nas pessoas.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/09/21