“Será Que Deus Pertence A Alguma Religião?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Será Que Deus Pertence A Alguma Religião?

Deus é a natureza geral e a lei da realidade. Na Gematria, as palavras para “Deus” (“Elokim”) e “a natureza” (“HaTeva”) têm o mesmo valor numérico, pois ambas representam a lei de doação e amor, ou amor altruísta. Não significa o altruísmo egoísta inerente a nós, onde realizamos atos altruístas a fim de ganhar e receber algo em troca. Em vez disso, refere-se à lei altruísta, sem qualquer consideração ou retorno a si mesmo.

Nosso propósito na vida, do lado de Deus ou da natureza, é nos levar à equivalência completa de forma com Ele /ela. Esse é o objetivo de Deus ou da natureza em relação a cada pessoa. Fomos criados por Deus/natureza exclusivamente para este propósito.

Deus/natureza nos conduz a este objetivo onde nos assemelhamos a Ele/ela. É por isso que são chamados de “humano”, que em hebraico é “Adam”, da palavra “Domeh”, “Lehidamot” (“se tornar similar”). Precisamos nos tornar semelhantes a Deus/natureza, transformando nosso ego em altruísmo, em uma forma de doação. Quando completamos essa transformação, completamos nosso papel neste mundo e não precisamos mais retornar a esta vida. Então permanecemos apenas na vida espiritual eterna, sem nos vestirmos no corpo material.

Precisamos usar nossa liberdade de escolha por meio da influência da sociedade sobre nós para que nos tornemos semelhantes a Deus/natureza. Do lado de Deus ou da natureza, Ele nos empurra por meio de forças positivas ou negativas – dependendo do que escolhermos – nos empurrando em direção ao mesmo objetivo.

Também se pode acrescentar que Deus não tem religião, porque as religiões são uma invenção de pessoas que desejam dar a si mesmas uma explicação psicologicamente justificada de nossa existência neste mundo com um determinado objetivo.

Deus é nossa natureza geral, que nos avança para nos tornarmos eternos e perfeitos como ele.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.