Os Quatro Atributos Da Governança Superior, Parte 6

264.01Dificuldades Práticas Em Determinar A Verdade

Baal HaSulam, “Paz no Mundo”: “Quando discutimos bons atributos em teoria, certamente não há atributo melhor do que o atributo da verdade.

Isso ocorre porque todo o bem que definimos acima na relação entre o indivíduo e o coletivo é quando o indivíduo dá e desempenha plenamente sua parte para com o coletivo, e recebe sua parte do coletivo de forma justa e honesta. Tudo isso é apenas a verdade, mas a desvantagem é que, na verdade, o coletivo não aceita esse atributo de forma alguma. Assim, a dificuldade prática na verdade acima mencionada é provada por si mesma: há algum inconveniente e uma causa aqui que a torna inaceitável para o coletivo. Devemos examinar o que é essa desvantagem.

Quando você examinar de perto a verdade mencionada acima da perspectiva de sua viabilidade prática, necessariamente a achará vaga e complicada, e é impossível para o olho humano examiná-la, uma vez que a verdade requer que igualemos todos os indivíduos no coletivo, para que recebam sua parte de acordo com seu trabalho, nem mais nem menos”.

Se estamos falando da interação correta entre as pessoas, como podemos chegar juntos a um estado de verdade, porque isso é simplesmente impossível. Cada um tem a sua verdade e cada um a vê à sua maneira.

O fato é que todos devem doar, todos devem receber, todos devem interagir corretamente com a sociedade em todas as qualidades possíveis de conexão. Mas como podemos conectar tudo isso?

Estamos conectados por 620 fios de conexão. Como podemos ter certeza de que todos os fios de conexão entre nós estão alinhados corretamente e funcionam de forma equilibrada? É aqui que a “falha” no próprio apelo por complementação, doação e amor mútuos é revelada, que não nos permite fazer isso.

Pergunta: No mundo egoísta, todos veem misericórdia, verdade, justiça e paz à sua maneira. Uma variedade dessas categorias também existe na espiritualidade ou existe um entendimento para a alma comum?

Resposta: Existem diferentes entendimentos na espiritualidade, mas eles dependem do grau em que a pessoa se encontra. A cada grau em que estou agora, estive ou estarei, essas correlações mudam porque cada vez vejo minha atitude para com os outros e a atitude deles para comigo mais internamente, mais profundamente, e tento equilibrá-las.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/07/19