Os Quatro Atributos Da Governança Superior, Parte 12

962.3A Quem A Sociedade Precisa Visar?

Baal HaSulam, “Paz no Mundo”: Mas na verdade, os naturalmente fortes e ágeis na sociedade se beneficiam do trabalho de outros e os exploram maliciosamente contra o atributo da verdade, pois trabalham muito pouco em comparação aos fracos e preguiçosos na sociedade.

Pergunta: Por que é ruim ser uma pessoa forte, ágil, rápida e que toma iniciativa? Afinal, o progresso e o desenvolvimento acontecem graças a essas pessoas e não aos fracos e preguiçosos.

Resposta: Não considero o progresso uma vez que as pessoas trabalham muitas horas por dia e obrigam os outros a trabalhar tantas horas. Essas pessoas “inteligentes”, fortes e vigilantes se reúnem e se conectam facilmente. E a maioria é fraca e preguiçosa e é difícil para elas fazerem isso.

Baal HaSulam diz que, em princípio, a sociedade não deve colocar os fortes e inteligentes no topo porque eles estabelecem um padrão de trabalho e sucesso que outros não podem igualar e, como resultado, se sentem desapontados.

No final, eles são considerados perdedores. Mas eles não são realmente assim, são pessoas comuns. Portanto, a sociedade deve se concentrar nas pessoas comuns e não nas bem-sucedidas. Exatamente como em uma família. Não posso punir meu filho por não ser um gênio ou um grande esportista. Cada um tem suas próprias habilidades. Eu preciso simplesmente permitir que ele se desenvolva corretamente e, então, é problema dele.

Pergunta: O fato de haver uma grande lacuna entre ricos e pobres hoje, uma lacuna que está sempre crescendo, indica que perdemos o rumo?

Resposta: Claro. Os empreendedores inflam a sociedade com metas inatingíveis e, artificialmente, tornam essas metas inatingíveis para outras pessoas. Acontece que, no final, eles conseguem manter tudo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/07/19