Os Quatro Atributos Da Governança Superior, Parte 10

546.03Em Contradição Com A Categoria Da Verdade

Baal HaSulam “Paz no Mundo”: Uma pessoa na sociedade trabalha em uma hora de trabalho, devido à sua fraqueza, muito mais do que outra que trabalha duas horas ou mais.

E aqui também há uma questão psicológica, pois quem é muito preguiçoso por natureza se esgota em uma hora a mais do que seu amigo em duas horas ou mais. Segundo a perspectiva da verdade evidente, não devemos obrigar uma parte da sociedade a trabalhar mais do que a outra para a satisfação das necessidades de suas vidas. Mas, na verdade, os naturalmente fortes e ágeis na sociedade se beneficiam do trabalho dos outros e os exploram maliciosamente contra o atributo da verdade, pois eles trabalham muito pouco em comparação com os fracos e preguiçosos na sociedade.

O problema é que um indivíduo forte e inteligente explora a sociedade quando trabalha menos horas. Se ele é trabalhador e diligente, não faz esforços internos e morais profundos para fazer o mesmo trabalho que o indivíduo fraco e preguiçoso faz.

Por exemplo, uma criança vem à escola para aprender e fica sentada quieta por cinco horas seguidas porque acha interessante o que o professor diz. Ao lado dela, há uma criança inquieta que não consegue ficar parada nem por dez minutos. Ela praticamente explode e não sabe o que fazer.

Como podemos esperar os mesmos esforços de ambas? Elas são diferentes por natureza. Quem vai medir isso? É assim durante toda a nossa vida.

Outro exemplo é a pessoa que não se esquece de comprar um buquê de flores para sua esposa toda semana, enquanto o único desejo de outra pessoa é pescar, mas suas esposas esperam a mesma coisa. A mulher do pescador não leva em conta que será um grande esforço para ele mesmo que compre flores para ela uma vez por mês, enquanto para a outra não é grande coisa e ele o faz automaticamente.

Como podemos exigir a mesma coisa de ambos se são diferentes por natureza?

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/07/19