“O Sistema Econômico Atual Está Inerentemente Corrompido? Em Caso Afirmativo, Como Proceder Para Desmontá-Lo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Sistema Econômico Atual É Inerentemente Corrupto? Em Caso Afirmativo, Como Proceder Para Desmontá-Lo?

Precisamos revelar o egoísmo presente em cada um de nós como a fonte do mal, alcançar o desejo de usar tudo o que temos da natureza apenas para chegar a um estado positivo, e entender que um estado positivo depende de nossa sociedade.

Por meio da globalização, vemos até que ponto dependemos uns dos outros. Nossa interdependência global se tornará cada vez mais aparente até o ponto em que cada um de nós sentirá total dependência de todos os outros, até o fato de que se outras pessoas que não estão sob meu controle não quiserem ser benevolentes comigo, eu não terei o direito de existir.

Se todos nós entendermos a rigidez de nossa interdependência, vamos querer nos corrigir, ou seja, inverter nosso egoísmo em altruísmo. Se cada um de nós souber que depende de todos os outros, desejaremos que todos sejam gentis conosco. Além disso, saberemos que outras pessoas irão expressar bondade para conosco apenas com a condição de que expressemos bondade para com elas.

Se conseguirmos entender nossa dependência mútua, a lei da garantia mútua, seremos capazes de organizar nossas vidas de forma que nosso sistema econômico também mude e passe a nos fornecer tudo da melhor e mais eficaz maneira possível. Nossas interações, incluindo as econômicas, mudarão para beneficiar a humanidade.

Essa mudança depende de uma condição: que abramos os olhos e vejamos que na natureza existe uma lei de igualdade entre todos. Assim como as leis físicas e químicas do nível inanimado da natureza, ou as leis biológicas e genéticas do nível animal da natureza, também existe uma lei da vida – a lei do altruísmo – na natureza da humanidade. As células do nosso corpo merecem vida com a condição de que cada célula rejeite qualquer benefício excessivo além das suas necessidades e conviva com todo o corpo, dando-lhe tudo o que é necessário. Da mesma forma, como uma célula, uma pessoa na sociedade deve fornecer tudo para a sociedade.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.