O Criador Deu Descanso Aos Israelitas?

747.01Profetas, Josué, 21:44: O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pode resisti-los, pois o Senhor entregou a todos eles em suas mãos.

Nada faltou de todas as coisas boas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo aconteceu.

Pergunta: O que significa que o Criador deu descanso aos israelitas conforme prometido? Que descanso os israelitas podem ter?

Resposta: Primeiro, depois de uma correção em um nível ou outro, eles continuam a existir nele. Essa é a conquista deles.

Em segundo lugar, eles não ficam parados como poderíamos pensar. Não há descanso em seu trabalho. Eles simplesmente ainda não passaram para outro estágio. E manter essa etapa significa expandir o uso do seu egoísmo para doação e amor a partir do nível que você alcançou e continuar mais adiante.

Não é um trabalho pequeno. Por exemplo, alguém atinge o grau de Biná, embora haja muitos graus ali, e ele para.

Comentário: Paz!

Minha Resposta: Não há paz na vida. O desejo é continuamente transformado, desenvolvido, revelado, e a pessoa deve gradualmente torná-lo semelhante ao Criador.

Talvez esse movimento não seja tanto em altura quanto em largura, em Hassadim e não em Hochma. Ainda assim, é uma obra necessária, e os filhos de Israel estavam empenhados nela.

Pergunta: No trabalho espiritual, descidas e subidas ocorrem constantemente. Você já se sentiu em paz?

Resposta: Não tenho ideia de quanta paz pode haver antes da correção final. Simplesmente não existe na natureza. Não sei o que vai acontecer a seguir porque essas etapas ocorrem após a correção final, que trabalho maluco, que alturas!

Não creio que uma pessoa que já está subindo esses degraus esteja geralmente pedindo paz. Ela não tem essa pergunta. Como Caleb disse a Joshua Ben Nun (Josué): “Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”. Ou seja, uma pessoa está constantemente exigindo trabalho cada vez mais.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 23/08/21