Nem A Vergonha Nos Ajudará

235Comentário: É sabido que a vergonha é inerente apenas ao homem. Quando dizemos “arde de vergonha, envergonhe-se de seus atos, envergonhe-se de seus pensamentos”, nos referimos ao homem. Mas eu olho para o mundo hoje e penso: “Onde está a vergonha? Onde está a vergonha de ser rico neste mundo onde o mundo inteiro está morrendo de fome?”

Minha Resposta: As pessoas removem tudo do mundo que é desagradável para elas, ao máximo. E assim elas chegam a um estado em que não têm nada do que se envergonhar.

Pergunta: Ou seja, estamos constantemente com medo de ardermos de vergonha e aparentemente apagamos isso?

Resposta: Claro. Em vez de se corrigir para não se envergonhar, corrigir o mundo para que não veja essas manifestações das quais se envergonha, é melhor apagá-las.

Pergunta: Você disse: “Existem duas saídas. A primeira forma é apagar a vergonha e a segunda forma é trabalhar com ela, corrigir o mundo”. Quase ninguém vai para a segunda. Todo mundo busca apagar a vergonha. Correto?

Resposta: Claro. É mais fácil. Ao apagar a vergonha, você não a está apagando sozinho. Você está mudando gradativamente as leis, as restrições da sociedade e, portanto, a sociedade se torna tal que não tem mais vergonha do que costumava ter vergonha, e as pessoas se sentem melhor. Você meio que introduz essas leis para não ter vergonha.

Pergunta: Então, em que transformamos o mundo?

Resposta: Nós o construímos com base no desejo egoísta, sem quaisquer fundamentos morais. Isso pode ser visto especialmente em nossos políticos – em todos eles. Eles não têm ideais, mas apenas uma coisa: “Sou faquir por uma hora”.

Comentário: Mas tal mundo deveria, em teoria, explodir.

Minha Resposta: Sim, mas ele explodirá não porque nos tornamos diferentes, mas porque estamos na natureza, que em última instância acumula todos os fenômenos negativos nela e eleva a humanidade a um novo nível.

Pergunta: E os fenômenos negativos nele vêm de nós, daquilo que somos?

Resposta: Somente das pessoas, não dos animais.

Pergunta: Então, nós realmente transmitimos todo o ódio lá?

Resposta: Estamos no ponto mais baixo no desenvolvimento de toda a natureza.

Pergunta: Se nossa falta de vergonha constantemente entra na natureza, então forças se acumulam lá para nos subjugar?

Resposta: Quanto pior, melhor. Está mais perto do fim do governo egoísta.

Pergunta: Então você espera que problemas muito maiores ocorram após esses vírus?

Resposta: Sempre foi assim. Em todas as fases do desenvolvimento humano, foi assim que ele avançou. Ele se esforça para atingir algum novo objetivo, o egoísmo se manifesta nele, a humanidade ainda sobrevive até ser expulsa de dentro para o próximo estágio.

Pergunta: Então, para onde a natureza nos levará com seu forte golpe e pressão?

Resposta: Para o fato de que não podemos mais existir de acordo com as leis egoístas. Teremos que mudar nosso comportamento, nossas leis, nossos alicerces internos. Este é um trabalho muito difícil, mas a humanidade chegará a um estado em que essas mentiras ao nosso redor – essas regras fanáticas – regras humanas atuais – se manifestarão de forma explosiva.

Pergunta: E a injeção de vergonha será introduzida no homem pela natureza?

Resposta: Não apenas vergonha. Não haverá nem vergonha. Será a revelação do verdadeiro estado que devemos alcançar. E ele estará diante de nós como um modelo do qual não podemos escapar. E definitivamente chegaremos à conclusão de que o amor e a fome governarão o mundo e não alguns falsos slogans inventados por selvagens modernos.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 02/09/21