Haiku Cabalístico “É Preciso Voar Para Longe Deste Corpo”

537Pergunta: Você poderia explicar alguns de seus Kaikus (haicais) Cabalísticos inacabados. Que pensamento você colocou neles?

Constantemente esperando,
prendendo a respiração,
aí vem ela …

O que é esse “ela”?

Resposta: É diferente para cada pessoa. Digamos inspiração.

Inspiração para se elevar ao nível de uma musa. Para encher de ar fresco. E a partir daí você já é capaz de incorporar alguns dos rudimentos de pensamentos e sentimentos que se abririam mais e se tornariam mais tangíveis, com a capacidade de expressá-los, colocá-los em palavras e revesti-los de alguma coisa.

Pergunta: Você quer dizer que, quando escreve ou fala, precisa que esse ar vivo o preencha?

Resposta: O que eu escreveria de outra forma?!

Pergunta: Não há sentido de outra forma?

Resposta: Não é que não haja sentido, é impossível!

Pergunta: Qual é o ar vivo que o faz escrever e lhe dá a capacidade de escrever?

Resposta: Se sinto uma pressão interna dentro de mim, escrevo.

Hoje não consigo escrever, há vários anos não consigo escrever. Ninguém precisa disso. Qual é a razão? Quando tudo já está claro, o que precisa ser feito, mas as pessoas ficam desanimadas.

Pergunta: Você não pode escrever, mas pode falar. Vejo isso na maneira como você fala e na forma como as pessoas reagem. As pessoas ouvem cada vez mais o que você diz. Talvez uma qualidade tenha se transformado em outra?

Resposta: Vivemos em uma época em que, é claro, as pessoas estão mudando involuntariamente. Tenho certeza de que agora estamos em um estágio em que, talvez, daqui a um ou dois anos, elas sentirão que precisam voar para fora de si mesmas, que é impossível se manterem mais dentro de si assim.

Pergunta: Um pássaro em uma gaiola?

Resposta: Sim. Elas sentirão a necessidade de voar para algum lugar fora deste corpo, dessa limitação, de tudo isso.

Pergunta: Quando você diz “voar para fora do corpo”, o que significa?

Resposta: Significa que quero viver com outros objetivos, outros símbolos, aqueles que não são limitados. Nosso egoísmo nos sufoca. Não entendemos isso, mas nos sufoca. Apenas temos que romper com isso completamente! Mas isso não é possível.

Isso não é possível das formas usuais. Mas se realmente quisermos, explodiremos tudo o que está nos segurando, essas forças, e sairemos delas. Vamos fugir.

Tenho certeza de que isso vai acontecer. No entanto, não por meio de nossos próprios esforços, mas com a força superior da natureza, que seremos capazes de invocar afinal de modo que quebre nossos limites e nos puxe para fora.

É como o nascimento, a maneira como um recém-nascido sai de sua mãe. Afinal, esta é uma ação praticamente animalesca, e ela o empurra porque a vida não pode mais permanecer dentro dela, já deve ser livre e existir fora. Espero que possamos superar tudo.

Estas são dores de parto. É isso que esperamos e não os temos em nós. Estamos esperando quando eles virão, aparecerão e começarão a nos expulsar deste mundo para um novo mundo.

Comentário: Você realmente é um poeta. E um romântico.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 05/08/21