“Existe Um Valor Em Resistir A Uma Nova Tecnologia Que, Embora Potencialmente Prejudicial No Curto Prazo, Possa Salvar Milhões De Vidas No Futuro?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Existe Valor Em Resistir A Uma Nova Tecnologia Que, Embora Potencialmente Prejudicial A Curto Prazo, Possa Salvar Milhões De Vidas No Futuro?

Podemos avaliar a essência da ciência exclusivamente por seu objetivo. Se, como está sendo descoberto hoje, o objetivo é prejudicial para nós, não podemos usá-la e desenvolvê-la. Em qualquer campo, não podemos nos desculpar dizendo que possivelmente, no futuro, usaremos o que fazemos agora para causas positivas. Se já o usamos para o mal, isso significa que não devemos usá-lo. Essa é a lei: um objeto deve ser julgado de acordo com a forma em que se revela, e não em um futuro distante.

Portanto, se qualquer tecnologia inflige danos ou pode ser usada para causar danos hoje, não devemos desenvolvê-la. Não haverá nada de justo nisso. Somente se nos mudarmos de maneira correspondente e pudermos ter certeza de seu uso benéfico, devemos começar a desenvolvê-la. Não há nada de especial em desenvolver ciência simplesmente porque é ciência. Em vez disso, tudo precisa se desenvolver de acordo com o benefício que pode proporcionar à humanidade. Leis, fatores e premissas são inerentemente colocados na natureza. Mas, uma vez que tiramos tudo da natureza na forma pronta, devemos, portanto, pegar o estoque pronto apenas na medida em que sejamos capazes de usá-lo para o benefício da humanidade. Por outro lado, se for em detrimento da humanidade, não há necessidade disso.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.