Em Direção Ao Olimpo Do Altruísmo

214Hoje, a humanidade está imersa no egoísmo animal que constantemente a empurra apenas para desfrutar, saciar, preencher-se de tudo o que for possível: comida, sexo, família, dinheiro, honra, poder, fama e conhecimento. Todo mundo quer tudo imediatamente e ter mais do que os outros. No entanto, é o oposto quando se trata de se aproximar do Criador porque deve haver um reconhecimento do mal: devo ver meu egoísmo como mal e renunciar a ele.

Existem dois componentes neste processo. Por um lado, posso experimentar enormes golpes que me levarão à decisão de abandonar o egoísmo como mal, se eu vir a conexão entre o ego e os golpes. Por outro lado, posso desenvolver minha mente de forma que mesmo que eu sinta um pequeno golpe, eu diga: “Já chega, não preciso de mais”. Mas ambos precisam se desenvolver em mim.

Assim que a consciência do mal se desenvolver em mim de acordo com o meu estado, serei capaz de fazer de tudo para me livrar dele.

Para fazer isso, eu preciso me juntar a um grupo de pessoas que pensam como eu e tentar me unir aos meus amigos de acordo com o método Cabalístico quando, por meio de nossa unidade, evocamos a luz circundante, uma força especial, que nos faz dar uns aos outros e nos eleva acima do egoísmo individual de todos.

Então, a qualidade de doação que surge entre nós, sentimos como estando no nível mais alto, acima do nosso ego, acima deste mundo. Este estado é chamado de mundo superior, o mundo espiritual, e a qualidade em si é o Criador, que percebemos como algo que nos preenche, como uma conexão entre nós.

Assim que alcançamos isso, um novo egoísmo surge imediatamente em nós e devemos novamente, de acordo com o mesmo sistema, transformá-lo na qualidade de doação, amor e revelação do Criador.

Então surge um egoísmo ainda maior. E assim por diante, indefinidamente, até subirmos todos os 125 graus da escada espiritual da ascensão ao Olimpo do altruísmo, amor e doação; cada vez que enterramos o ego abaixo de nós e nos elevamos acima dele como uma montanha. É assim que a Cabalá funciona.

No momento, a humanidade não pensa nisso, esquece-se e até não quer se concentrar nisso. Mas, gradualmente, as pessoas vão sentir isso em um nível inconsciente e eu espero que finalmente venham a entender tudo corretamente.

O caminho para essa realização pode ser o caminho da luz ou o caminho do sofrimento. No caminho do sofrimento, receberei constantemente golpes, que no final estarão ligados ao fato de que sou profundamente egoísta e chegarei à decisão de que provavelmente precisarei usar menos meu ego e deixarei de ser egoísta para poder receber menos golpes.

Infelizmente, até que a humanidade perceba isso, ela pode mergulhar em grandes problemas mais de uma vez, incluindo, como escreve o Baal HaSulam, em guerras atômicas. Mas a aplicação consciente do método da Cabalá ajudará a evitar isso.

De KabTV, “Método da Cabalá”