Compreendendo A Torá Internamente

137Comentário: Geralmente acredita-se que os judeus não são amados. Mas recentemente ouvi a seguinte reação de um dos leitores: “Você pode pensar que os judeus amam alguém. Mesmo em seus livros sagrados, eles não recomendam uma comunicação próxima com outras nações. Vá a qualquer site judaico e você verá uma mistura de histeria nacionalista e elogios de seus próprios méritos – verdadeiros e imaginários”.

Minha Resposta: Com certeza. Abra o Shulchan Aruch (Código de Leis) e você vai ler que deve ficar longe de outras nações, enganá-las, não ter nada a ver com elas, e assim por diante.

Mas devemos entender que todas essas leis foram escritas para o nosso mundo interior, onde cada pessoa se divide em duas partes. Uma parte quer se corrigir e ser chamada de Yehudi, judeu – o que significa se unir ao Criador – e ascender ao nível de doação.

Em todos, independentemente de sua origem terrena, existem propriedades egoístas que ainda precisam ser corrigidas e deve-se ficar longe delas, torcê-las no dedo, enganá-las para a correção. Ou seja, estamos falando sobre as correções internas de uma pessoa.

Em geral, toda a Torá, toda a religião judaica fala apenas disso. E o fato disso ser usado no sentido literal e associado aos costumes terrenos gerou todos os equívocos a respeito.

Todas as fontes primárias falam apenas das propriedades internas de uma pessoa: este em mim é chamado Goy, este é Yehudi, este é Abraão, Isaac, Jacó, etc. Então elas explicam o que tenho que fazer com eles: enganar, matar, aumentar, corrigir. Mas quando isso é transferido para o mundo ao nosso redor, tudo assume uma forma completamente errada.

Porém, se uma pessoa reage corretamente, ela transfere tudo para sua interioridade. Assim as pessoas começam a entender lentamente: tudo o que elas veem mostra apenas o mundo interior de uma pessoa.

E não há nada a dizer sobre nosso mundo externo. Como podemos consertar algo nele? Nosso mundo é completamente governado de cima e, portanto, devemos apenas existir nele até o mínimo. E todas as correções podem ser feitas apenas com a ajuda da Cabalá por meio do sistema de gerenciamento superior.

De KabTV, “Close-Up. Expulsão”

Comente