Como Sobreviver À Perda De Um Ente Querido

961.2Pergunta: Há uma carta de um amigo próximo a você e a mim. Ele escreve: “Minha esposa e eu vivemos muitos anos, longos e felizes, então ela teve câncer e lutou pela vida por dois anos. Em algum momento, pensamos que tínhamos vencido, mas o câncer é uma doença tão insidiosa que se escondeu e depois atacou com força renovada. Minha esposa não se mexia mais após a quimioterapia e ficava perguntando: ‘Eu mereço isso?’ E eu quero perguntar a você, querido Michael Laitman: por que Ele nos criou para sermos criações tão sensíveis? Por que Ele não nos deu poder sobre nossos sentimentos?”

Resposta: Ele nos deu poder sobre os sentimentos, mas apenas se ganharmos esse poder para um propósito maior do que apenas o sentimento. É quando você se eleva acima de seus sentimentos e os controla, não os desligando com analgésicos ou medicamentos, mas quando pode usar seus sentimentos da maneira certa. Medo, dor e todas as outras sensações desagradáveis ​​são dadas a nós com esse propósito.

Pergunta: E precisamos passar por esses estados pelos quais ele passou quando viu como sua esposa estava sofrendo?

Resposta: E isso também precisa ser aprovado. E ainda iremos, infelizmente, observar tudo isso em todos ao nosso redor, e nós mesmos estaremos entre eles.

Não seremos capazes de desligar nossos sentimentos de forma alguma, apenas temos que aprender como administrá-los adequadamente.

Agora a humanidade está se aproximando lentamente do estado em que verá cataclismos globais que estão se aproximando e prontos para cair sobre nós e já estão caindo sobre uma parte da humanidade. E aqueles que ainda não caíram nessa onda veem o que está acontecendo e têm que mudar rapidamente, para se transformarem em completa harmonia com a natureza, ou seja, para se elevar acima de seu egoísmo, para se aproximar dos outros, e apenas “amar o seu próximo como a si mesmo”.

Pergunta: Você está praticamente dizendo o que a humanidade vai enfrentar. E eu quero perguntar: naquele momento em que um ente querido está sofrendo na minha frente?

Resposta: É tarde demais. Ainda temos que fazer algo, tentar lutar contra essa onda de tristeza, doença, dor e assim por diante. Mas, em princípio, precisamos agir antes que tudo isso aconteça.

Pelo menos, abaixe a cabeça e faça tudo baseado no fato de que vem de cima, e você, em geral, concorda com esse julgamento superior.

Comentário: Que o ente querido foi tirado de você? Não é fácil.

Minha Resposta: Isso é uma tragédia! Isso é um desastre! Especialmente pessoas que viveram juntas e por muitos anos. Isso é incrível! É mais fácil morrer sozinho!

Comentário: Sim, é esse o sentimento que ele teve: “Preferia que tivesse sido comigo! Por que ela teve que sofrer ?!”

Minha Resposta: Sim. Mas não vai ajudar. Essa é a solução mais fácil.

Pergunta: Qual é a principal solução neste momento?

Resposta: Abaixe a cabeça e faça o que for preciso. Concorde totalmente com a força superior que faz isso conosco e tente se anular nesse estado a ponto de concordar em aceitar tudo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/08/21