Cabalá E Psicologia

115O homem nasce como uma pequena criatura cujos sentidos se desenvolvem gradualmente junto com sua atividade mental. Ele sente o mundo ao seu redor, o explora e explora a si mesmo através deste mundo: como ele reage ao ambiente, como o ambiente depende dele e como ele depende do ambiente.

Este é o assunto da psicologia, isto é, o estudo da reação do homem à revelação da realidade nas propriedades, qualidades, sentimentos e mente nas quais ele pode se desenvolver dentro da estrutura de nosso mundo.

Em outras palavras, a psicologia pode ser definida como a totalidade do conhecimento do homem sobre o mundo no qual ele nasceu e se desenvolveu. Consequentemente, “a existência determina a consciência”. A diferença entre a Cabalá e a psicologia é que a Cabalá harmoniza uma pessoa com sensações acima do nosso mundo. Nosso mundo existe na propriedade egoísta de recepção – é assim que o conhecemos e sentimos. Se não saímos dessa propriedade, como geralmente acontece com as pessoas, o vemos por meio de propriedades egoístas e avaliamos a realidade circundante de acordo.

Se estudarmos a super-psicologia ou – sem levar em conta a psicologia de forma alguma – estivermos envolvidos na Cabalá, entraremos em um reino completamente diferente de compreensão do mundo. A Cabalá calibra uma pessoa para que ela evolua para alcançar propriedades opostas às do mundo material. Se percebermos nosso mundo na propriedade egoísta de recepção com a qual nascemos e nos desenvolvemos, é psicologia. E se subimos do egoísmo para a doação, amor e saímos do nosso “eu”, saímos do que chamamos de homem em nosso mundo, isso é Cabalá.

Então, nessa nova propriedade, revelamos relações completamente diferentes entre nós e as forças da natureza. Começamos a entender o que é uma alma – o relacionamento de um homem e a força superior que o desenvolve.

Portanto, podemos dizer o seguinte: a propriedade egoísta do nosso mundo no qual nascemos e nos desenvolvemos nos traz a compreensão deste mundo e de nós mesmos. Chamamos isso de psicologia. E alcançar a propriedade mais elevada do que o nosso mundo – a propriedade de doação, a propriedade dirigida por mim para o mundo circundante que leva a pessoa ao nível espiritual – é chamada de ciência da Cabalá.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 15/10/21