Acelerando Nosso Desenvolvimento Espiritual

522.01Pergunta: Como podemos transformar o difícil trabalho espiritual em desejável?

Resposta: Isso acontece gradualmente. Leva muitos anos sob a influência da luz circundante e da luz que reforma.

Quando eu tinha acabado de começar meu caminho espiritual estudando com o Rabash, ele me contou como o Baal HaSulam havia descoberto a sabedoria da Cabalá.

Um dia Baal HaSulam veio visitar seu professor que morava em Porsov, uma pequena cidade perto de Varsóvia, e seu professor não estava em casa, então ele começou a examinar os livros em seu escritório e encontrou um livro que não conhecia. Ele começou a examiná-lo e descobriu que era um livro sobre o mundo espiritual. Este livro chamava-se A Árvore da Vida que o ARI havia escrito. Baal HaSulam ficou surpreso com o que tudo estava escrito, que tudo existia!

De repente, seu professor entrou na sala e disse: “Coloque o livro de volta, não é para você”. Baal HaSulam colocou o livro de volta, mas ele já sabia o que procurar. No dia seguinte, ele comprou o livro e começou a estudá-lo.

Em seguida, o Rabash acrescentou uma frase que me chocou: “Mas meu pai não sabia que ele levaria 30 anos para alcançar o que estava escrito naquele livro”. Lembro-me de agarrar sua manga e exclamar: “Trinta anos?!” Eu tinha 33 ou 34 anos na época.

Embora não demore tanto hoje por causa da aceleração do nosso desenvolvimento, você ainda precisa de pelo menos 20 anos para alcançar o que a sabedoria da Cabalá diz e para ver o quadro completo. Embora eu não veja que isso aconteça assim, 30 anos parece bastante realista.

A razão é que a luz que reforma uma pessoa e revela o Criador opera gradualmente. No geral, ela opera a uma velocidade cósmica incrível, mas temos que superar as mesmas distâncias cósmicas de acordo. Não se trata de distâncias que medimos em nosso mundo por bilhões de quilômetros, mas muito mais!

A luz trabalha continuamente dentro de nós e, na medida em que conecto meu desejo, acelero a influência da luz sobre mim. Ainda assim, há uma grande quantidade de pequenas correções que ocorrem a cada segundo, e não temos escolha a não ser sermos pacientes.

Se uma pessoa deseja atingir a espiritualidade, ela deve desenvolvê-la. Se não tem desejo, ela tem que se aproximar das fontes para que ainda possa participar de alguma forma.

Como estudante, eu escolheria um nicho no qual possa investir. Nem todo mundo pode se envolver na sabedoria da Cabalá na doação máxima, mas pode se envolver na disseminação, na digitação, na revisão de materiais, no trabalho no arquivo, etc. É muito útil e acelera o tempo. Caso contrário, leva muito tempo para a humanidade, é claro. Se não fosse por nós e pelo tempo que estamos passando, a humanidade permaneceria como no passado e nada realmente mudaria.

Se as mudanças ocorressem em um ritmo natural, sem a luz que impacta toda a humanidade e toda a natureza, nosso desenvolvimento seria muito lento. As pessoas viveriam como na Idade Média, sem nenhuma mudança.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 13/02/19

Comente