A Importância Do Criador

294.1Pergunta: Como alguém atinge o estado de “Não há outro além Dele” (Deuteronômio 4:35) a fim de tornar nosso trabalho mais fácil?

Resposta: Isso é muito simples. Deve haver uma abordagem formal. Cada vez que algo acontece comigo, por meio de exercícios sistemáticos, tento voltar ao pensamento de que o Criador está fazendo tudo isso. Isso é feito mecanicamente com a ajuda dos amigos do grupo que lembram uns aos outros sobre isso.

Todo mundo tenta voltar a isso fazendo anotações no papel ou no celular. Certa vez, escrevi lembretes na minha mão porque na época não havia meios de comunicação como há hoje.

Esse é um longo caminho que leva vários anos até você começar a sentir o quão importante é o Criador. É por isso que estamos aprendendo o conceito da “grandeza do Criador”, porque se Ele é importante para mim, eu me lembro Dele e não me esqueço. Por exemplo, meu filho pequeno é importante para mim e por isso penso nele constantemente, lembro-me dele e quero fazer algo por ele. A importância determina tudo.

É preciso pensar sobre isso e conversar, ainda que mecanicamente. Não se preocupe se isso parecer automático. Isso não interessa a ninguém, não interessa particularmente a ninguém. Em qualquer caso, funciona. Mesmo quando estamos lidando com isso automaticamente, sem emoção, sem desejo, ainda assim, como é dito, “Um centavo e outro centavo se acumulam em uma grande soma” (Baba Batra 9b).

O principal é a importância. Então, é necessário constantemente trazer o Criador, falar sobre Ele ser o primeiro e o último, o que quer dizer que Ele tanto começa como encerra toda a cadeia de causa e efeito onde nos encontramos.

De minha parte, devo fazer esforços constantes para determinar que Ele é a única causa e tentar discerni-Lo por trás de tudo o que está acontecendo. Suponha que alguém diga algo, eu vejo algo, eu agarro algo emocionalmente. É tudo dele.

Eu sinto o Criador através de algum tipo de sistema intermediário: pessoas, eventos, natureza, não importa o que seja. Existe algum tipo de inibição, um bloqueio na conexão que transmite a influência do Criador para mim. Eu devo constantemente apontar para Ele. Essa é a coisa mais importante!

Quando eu me sintonizo de acordo e tento sentir que por trás de cada fenômeno, cada sensação, por trás de cada pensamento meu está o Criador (um pensamento é muito mais difícil de se conectar com o Criador e uma sensação é muito mais fácil), e tudo isso está correlacionado com Ele, nessa medida eu já estou reconstruindo o sistema quebrado, trazendo alegria ao Criador, e começando a trabalhar junto com Ele.

Aqui, relacionamentos muito sérios e inteiramente novos começam a aparecer entre mim e o Criador.

Portanto, o principal sobre a nossa conexão é que Ele de repente se tornará importante para mim. Lembro-me de como tudo começou comigo: o Criador de repente começou a ser revelado por trás de tudo, não apenas por trás do grupo, não apenas neste mundo, não apenas com os amigos, não apenas em influências positivas ou negativas sobre mim; antes, aparentemente, Ele era considerado a origem da influência.

Este é um ponto muito importante e devemos desenvolvê-lo. No momento em que você determinar que o Criador é a origem de tudo o que está acontecendo com você, você começará a se tornar mais forte nisso. Portanto, a cada momento, em cada evento, pensamento e sentimento, tente trazer tudo de volta para Ele.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 13/02/19