A Idade Média: Um Aumento Interno

522.01Pergunta: Por que eventos, como a revelação do Livro do Zohar no século XVI na época do ARI, sempre foram um ponto de inflexão no desenvolvimento da humanidade?

Resposta: É porque tudo deve estar acima do egoísmo comum, como um cavaleiro a cavalo. O egoísmo universal é como um cavalo, e o nível de desenvolvimento de uma pessoa que deve se conectar com a força superior é como um cavaleiro.

Portanto a humanidade, se desenvolvendo na base, chega a algum estágio, por exemplo, até a época da Idade Média, que foi muito turbulenta internamente com um desenvolvimento sério que irrompeu um pouco mais tarde.

A Idade Média não é um estado congelado como pode nos parecer. Foi caracterizada pelo renascimento da humanidade do nível “animal” para o nível “humano”. Praticamente até hoje, ainda estamos colhendo os frutos de nossa transição interna para a existência no quadro de um rígido estilo de vida familiar, social e religioso.

Quando uma pessoa rompe essa estrutura e, como um vulcão entra em erupção, nada pode impedi-la, exceto suas próprias limitações, que ela está começando a reconhecer hoje.

Só agora chegamos ao fato de que o avanço que foi feito durante o tempo do ARI, aquela lava da “erupção vulcânica” que ocorreu na Idade Média, congela e novamente parece matéria inanimada para nós. Não sabemos mais o que acontecerá a seguir, então hoje chegamos à Cabalá.

Pergunta: Isso significa que a humanidade teve que fazer essa transição no tempo do ARI?

Resposta: Sim. Portanto, o ARI representa um estágio completamente novo a partir do qual a humanidade já pode entrar na correção, na obtenção da espiritualidade. Antes dele, a Cabalá foi banida; os próprios Cabalistas a esconderam. Essa inércia permanece até hoje.

Pergunta: Acontece que estamos 500 anos atrasados, certo?

Resposta: Não, isso não é ficar para trás; em vez disso, essa é uma adaptação gradual. Na época do ARI, a humanidade não estava preparada para aceitar isso porque naquela época o avanço da indústria, das artes e da ciência havia apenas começado.

Parece-nos que, alegadamente, a igreja ou o poder governante, ou algumas outras razões impediram o desenvolvimento. Não é assim; apenas que naquela época o egoísmo humano estava em um nível pequeno e não exigia mais.

Quando ele passou do nível animal para o nível humano, todo o desenvolvimento começou, incluindo a Cabalá. Então, em princípio havia o método de correção do ARI, que hoje estamos começando a implementar. Somos a primeira geração que começa a perceber isso.

De KabTV, “Close-Up”

Comente