A Estrutura Do Mundo Espiritual

541Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Assim, não há um elemento de realidade ou uma ocorrência de realidade em um mundo inferior que você não encontre sua semelhança no mundo acima dele, tão idêntico quanto duas gotas em uma lagoa.

E eles são chamados de “raiz e ramo”. Isso significa que o item no mundo inferior é considerado um ramo de seu padrão encontrado no mundo superior, que é a raiz do elemento inferior, pois é aqui que aquele item no mundo inferior foi impresso e criado para existir.

Segue-se que a raiz, chamada “fortuna”, o obriga a crescer e assumir seu atributo em quantidade e qualidade, como acontece com o carimbo e sua impressão. Esta é a lei da raiz e do ramo que se aplica a cada detalhe e ocorrência na realidade, em cada mundo, em relação ao mundo acima dele”.

Estamos falando de uma hierarquia que se manifesta claramente de cima para baixo, do mundo do infinito ao nosso mundo em todos os níveis, com todas as suas qualidades e quantidades.

Se pegarmos mesmo a menor parte da criação e quisermos descobrir sua estrutura, encontraremos nela a estrutura de toda a criação. Com absoluta precisão! Por analogia, sendo nosso universo um átomo enorme, todas as suas partes são compostas de átomos. Talvez isso não esteja muito claro, mas em geral, poderíamos entender dessa forma.

Portanto, existe uma raiz e um ramo. O nível superior é sempre chamado de raiz e inevitavelmente gerencia o nível inferior: o ramo.

Então, tudo de cima para baixo e de baixo para cima está conectado de acordo com leis precisas, existe em hierarquia clara e representa impressões de cima para baixo e de baixo para cima porque tudo consiste em dez partes, de dez Sefirot.

Não há absolutamente nenhum problema aqui porque tudo é calibrado com precisão. A estrutura do mundo espiritual é bastante descomplicada, simples e integral.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/10/19