Yom Kippur – O Calendário E O Espiritual

294.1Pergunta: O que significa “Yom Kippur”?

Resposta: Yom Kippur é Ki Purim, como o dia de Purim. “Kippur” significa “expiação”, “Purim” vem da palavra “Pur”, que significa destino.

Portanto, Yom Kippur revela todos os nossos pecados que devemos corrigir gradualmente. De Yom Kippur a Chanucá, corrigimos nossos desejos de doação a fim de estarmos apenas em doação, e de Chanucá a Purim, também corrigimos as qualidades de recepção para que sejam destinadas à doação. Assim, chegamos ao feriado de Purim.

Existem certas proibições no Yom Kippur: as pessoas não bebem, não usam roupas de couro e assim por diante. Isso significa que encontramos inclusões egoístas em todos os nossos desejos e, portanto, não podemos usá-los.

Os cinco tipos de proibições correspondem aos cinco tipos de restrições porque nosso desejo egoísta consiste em cinco graus. Cada grau corresponde a comida, bebida, roupa e assim por diante.

Pergunta: Por que é proibido usar roupas de couro neste dia?

Resposta: Roupas (Levush) significa que você tem um Kli (vaso), uma certa correção, e pode usar essas roupas. No entanto, você descobre que todos os seus desejos são egoístas e, portanto, não pode usá-los. Existe uma proibição de usar desejos não corrigidos.

Em seu avanço espiritual, um Cabalista cumpre essas proibições, ou seja, restrições aos seus desejos, controla a si mesmo e age dessa maneira.

Pergunta: Também precisamos observar isso em nosso mundo?

Resposta: Claro, em nosso mundo, isso existe como um costume. Caso contrário, eles não teriam sido transmitidos de geração em geração para o povo e existiriam apenas entre os Cabalistas que entendem sua essência e agem dessa maneira. Além disso, os Cabalistas não fazem isso na data do calendário de Yom Kippur, mas sempre que estão nesse estado.

Pergunta: O que um Cabalista pede neste dia?

Resposta: Ele pede ao Criador para ajudá-lo a sair dos limites de seu egoísmo. Ele não tem outros pedidos.

Pode haver apenas dois tipos de apelos ao Criador: o primeiro é com gratidão por ter recebido um trabalho tão especial e o segundo é com um pedido de força para subir ainda mais alto à qualidade de doação.

De KabTV, “Estados Espirituais”