“Por Que É Socialmente Aceitável Acumular Riqueza Enquanto Tantos Não Têm As Necessidades Básicas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que É Socialmente Aceitável Acumular Riquezas Enquanto Tantos Não Têm As Necessidades Básicas?

Existimos em uma natureza egoísta que se desenvolve constantemente. Ela nos faz querer desfrutar às custas dos outros e da natureza, e é a fonte de todos os infortúnios e problemas. Podemos lutar contra os muitos problemas que encontramos, sejam eles pobreza, doença, desigualdade, opressão, abuso de drogas, depressão, estresse, ansiedade, e a lista é infinita. No entanto, no final, todos os problemas são resultado do ego humano em constante crescimento.

O egoísmo humano vem se desenvolvendo desde os tempos antigos. Nossos desejos eram originalmente muito pequenos, apenas querendo prover nossas necessidades básicas de sobrevivência. Posteriormente, eles se desenvolveram por meio de estágios em que aspiramos por dinheiro, honra, controle e conhecimento. Além disso, o desejo de conhecimento é o desejo de obter informações sobre como explorar as pessoas de forma mais eficaz, a fim de atender da melhor forma nossos desejos egoístas. O dinheiro é igual a todos os outros prazeres, porque todos aspiram por dinheiro. É por isso que, em nosso mundo, o dinheiro dá às pessoas uma sensação de confiança no presente e no futuro. Se a sociedade não desse valor para o dinheiro, não o acumularíamos.

Se soubéssemos que nossa vida depende de atingir a eternidade e perfeição da natureza pela unificação “como um homem com um só coração”, que precisamente por meio de atingir um senso altruísta de existência em nossas conexões alcançaríamos outro nível de vida, e outra garantia para nossas vidas – seríamos capazes de mudar nossa abordagem em relação ao dinheiro e parar de tratá-lo como um valor que ultrapassa tudo o mais.

É por isso que precisamos compreender a lei geral da natureza, a lei do altruísmo. Tornando-nos iguais à lei do altruísmo, podemos merecer perfeição e eternidade. Consequentemente, também chegaremos a um estado em que o dinheiro desaparecerá do mundo.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.