“Por Que A Vida Moderna É Mais Complexa E Estressante Do Que A Vida Primitiva? Não Inventamos A Tecnologia Para Tornar A Vida Mais Simples?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que A Vida Moderna É Mais Complexa E Estressante Do Que A Vida Primitiva? Não Inventamos A Tecnologia Para Tornar A Vida Mais Simples?

O egoísmo, que se desenvolve em nós constante e incessantemente, forma um desejo crescente em nós de preenchê-lo. No entanto, ao desejar preenchê-lo, em essência descobrimos que somos incapazes de fazer isso. Todos sabem que sentimos um forte apetite antes de comer, mas nosso desejo diminui assim que começamos a comer e deixamos de sentir o prazer. Dessa forma, o prazer ou realização em si neutraliza a sensação de prazer ou realização. É porque o desejo de se realizar e o prazer que o preenche são dois opostos.

Portanto, nunca alcançaremos a perfeição se quisermos nos realizar diretamente. Queremos alcançar várias coisas, mas assim que alcançamos algo, o prazer desaparece. Por que ele desaparece? Porque, ao receber prazer, neutralizamos o próprio desejo de prazer. É por isso que nunca sentimos prazer contínuo em nossas vidas.

O prazer só pode ser sentido com a condição de separarmos o local de aceitação do prazer do próprio prazer. Por exemplo, uma mãe quer dar algo a seu filho e, quanto mais dá a seu filho, mais ela mesma se torna realizada. Se nos amássemos como uma mãe ama seu filho, sentiríamos prazer na medida em que doássemos aos outros. É possível doar sem limites e, ao fazer isso, nos realizarmos constantemente. Esse é o princípio da realização eterna e, graças a ele, a pessoa pode sentir a vida eterna. Isso significa que no altruísmo há um fundamento inerente para uma vida eterna e plena, permeada de amor, realização e felicidade, o que nunca pode acontecer no egoísmo.

Quando a humanidade entender isso e sentir o quanto perde em sua curta vida, cheia de sofrimento, enquanto é possível passar para a vida eterna cheia de prazer, ela começará a se transformar. Espero que nossa vida pare de ser tão estressante.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.