O Colapso Da Instituição Do Casamento

962.2Pergunta: Cada vez mais pessoas não querem se casar formalmente e, em muitos lugares, a união estável é considerada uma relação conjugal legal de fato. Curiosamente, de acordo com estatísticas relatadas em um estudo sobre o qual li, 70% dos homens que vivem em união estável se consideram solteiros e 90% das mulheres na mesma situação se consideram casadas. Como você pode explicar tal atitude oposta a esta situação?

Resposta: Eles querem pensar assim porque educamos homens e mulheres incorretamente. O homem não se sente responsável. É mais conveniente para ele. É mais fácil viver em uma união estável porque isso não o obriga a nada.

Mas também conhecemos outras estatísticas: as pessoas vivem juntas há muito tempo, se casam e depois de um tempo se divorciam. E isso acontece na esmagadora maioria dos casos. Se eles não tivessem se casado, teriam continuado a viver juntos.

O fato é que o homem não foi criado como uma máquina – eu moro com alguém. Isso o obriga ou não, ele se encerra em uma estrutura que o pressiona externamente e o comanda? Se isso o dominar, ele tentará escapar.

O homem foi criado para lutar pela liberdade. Se contra o quadro que o oprime e o obriga, ele não tiver uma compensação interna, que deveria ser dada a ele pela educação, ele fugirá, se divorciará, e não pensará que é necessário ser incluído neste quadro. Portanto, a instituição do casamento praticamente se exauriu hoje.

De KabTV, “Close-Up”, 11/08/09