“Expondo O 11 De Setembro – O Caso Para Encontrar A Verdade Evasiva” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Expondo O 11 De Setembro – O Caso Para Encontrar A Verdade Evasiva

Sou totalmente a favor da divulgação dos documentos relacionados aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Lamentavelmente, na ausência de compromisso com um cronograma ou com a exposição de qualquer conteúdo real, o movimento para desclassificar os documentos parece mais declarativo do que substantivo. De acordo com a carta do DOJ (Departamento de Justiça), o FBI irá “revisar suas afirmações de privilégio anteriores para identificar informações adicionais apropriadas para divulgação. O FBI divulgará essas informações em uma base contínua, o mais rapidamente possível”. A cortina de fumaça em torno dos ataques de 11 de setembro é um exemplo de erro que os governos continuam cometendo. Esconder a verdade, qualquer verdade, sobre qualquer evento da história, nos nega a capacidade de tirar conclusões corretas para o futuro, e todos pagamos por isso.

Como no caso do movimento para desclassificar os documentos do 11 de setembro, o motivo por trás da busca da desclassificação costuma ser uma compensação monetária. No entanto, qualquer tipo de compensação não nos diz o que realmente aconteceu e, se não sabemos o que aconteceu, estamos perdendo a lição mais importante: o que devemos fazer para evitar que tais infortúnios aconteçam no futuro.

Cada catástrofe/desastre na história recebe diferentes interpretações de diferentes pessoas de acordo com suas perspectivas pessoais. Portanto, mesmo depois de expor a “verdade”, devemos continuar procurando por uma verdade “mais verdadeira”, por razões mais profundas e por novos insights, uma vez que sempre haverá mais para descobrir.

Para mim, o motivo de expor a verdade é não culpar ninguém. A natureza humana está podre desde o âmago, como sabemos desde os tempos bíblicos, então não espero que as pessoas sejam justas ou acreditem que a compensação fará algum bem a alguém. Acho que devemos sempre buscar a verdade: se quisermos construir um amanhã melhor, podemos fazer isso se não conhecermos nosso passado?

Quanto mais soubermos por que as pessoas fazem o que fazem, qual é a sua natureza, o que as move e por que, mais seremos capazes de estabelecer uma sociedade estável e sólida. A transparência é a chave para a construção adequada de uma sociedade. Se não escondermos nada um do outro, seremos capazes de nos comunicar mais facilmente, saberemos o que esperar um do outro, o que evitar e como fortalecer nossas conexões. É por isso que acho que a verdade importa. Não por vingança ou compensação, mas como uma lição para o futuro.