“E Josué Estendeu A Lança”

509Profetas, Josué, 8:1; 8:17-8:19: E disse o Senhor a Josué: “Não tenha medo! Não se desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra.

Nem um só homem ficou em Ai e em Betel; todos foram atrás de Israel. Deixaram a cidade aberta e saíram em perseguição de Israel.

Disse então o Senhor a Josué: “Estende a lança que você tem na mão na direção de Ai, pois nas suas mãos entregarei a cidade”. E Josué estendeu a lança na direção de Ai, e assim que o fez, os homens da emboscada saíram correndo da sua posição, entraram na cidade, tomaram-na e depressa a incendiaram.

Uma pessoa estende a mão para superar seu egoísmo e, assim, trazer o egoísmo geral – chamado de povo, a cidade, sob seu controle. A mão levantada é como o bastão levantado por Moisés.

Pergunta: Isso significa que enquanto ela segurar a lança, as pessoas terão força para conquistar a cidade?

Resposta: Não, não se trata de pessoas. A Torá se dirige a uma única pessoa e indica como ela deve se comportar em tais e tais circunstâncias. Ela dá exemplos de como superar seu egoísmo, como vencê-lo. A Torá não fala sobre mais nada.

A tomada e a destruição da cidade significam a destruição do desejo egoísta de uma pessoa. Essas cidades e países existem dentro de cada pessoa. O universo inteiro está dentro dela.

Pergunta: Por que se diz que a pessoa deve levantar a mão com uma lança e segurá-la?

Resposta: Para que, sob nenhuma circunstância, você perca essa ação particular e essa oportunidade de conquistar a propriedade egoísta dentro de você.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 19/07/21